No último dia 5, a praça de
Jundiaí (SP) organizou o almoço de premiação para Emerson Nani, Marcos de Medeiros e Ricardo Correa, vencedores de seu último desafio para jornaleiros, ocorrido entre os meses de agosto e dezembro do ano passado.
O desafio, que contou com a participação dos 138 jornaleiros atendidos pela distribuidora, dividiu-os em três grupos (batizados de
Exame,
Caras e
Veja), de acordo com sua faixa de faturamento. Cada ponto percentual de aumento no faturamento gerava pontos no desafio. Os ganhadores foram premiados com uma televisão de LCD de 42''.
Marcos de Medeiros, campeão da chave
Caras, empregou como estratégia a melhora na exposição das revistas no seu ponto de venda. "Meu faturamento teve um crescimento de 27%", afirma.
Para aumentar a quantidade de pontos no desafio e motivar os jornaleiros, a distribuidora decidiu dar pontos extras para os participantes que atingissem a meta de vendas de algumas revistas. "Quem alcançasse as metas de vendas de
Playboy e
Quatro Rodas, por exemplo, ganhava 60 pontos a mais", explica Luciana Bertoni, assistente comercial da praça. Pensando em conseguir esses pontos, Ricardo Corrêa, vencedor da chave
Veja, aproveitou seus displays de chão para expor as revistas na calçada. "Consegui atingir a meta de vendas das revistas
Veja,
Claudia e
Men's Health", conta Ricardo. Assim, ele conseguiu um aumento de 74% em seu faturamento.
Além disso, a distribuidora decidiu premiar os jornaleiros que criassem a melhor promoção de vendas com uma viagem para Ubatuba, cidade do litoral norte de São Paulo, com direito a acompanhante. Um dos ganhadores foi Luiz Felipe Corrêa, dono da revistaria Shopping Time. Luiz escolheu as revistas
Men's Health e
Women's Health. Quem comprasse uma das duas ganharia um mês em uma academia. Juntando a promoção com a exposição diferenciada, a quantidade de exemplares vendidos triplicou. "Antes eu vendia cinco exemplares de cada revista. Em novembro e dezembro, quando fiz a promoção, passei a vender 15 exemplares", conta Luiz.
Devido ao sucesso do desafio e ao empenho dos jornaleiros, a praça decidiu fazer outro desafio este ano. "Pretendemos fazer mais desafios e, no futuro, criar uma premiação anual para os melhores jornaleiros", explica Luciana.
Leia mais sobre o desafio