Edney Souza é sócio da Pólvora! Comunicação, empresa especializada em desenvolvimento de projetos de mídias sociais, que usam ferramentas da web para troca de informações e colaboração entre seus membros. "Por meio da socialização das idéias, conhecimentos e produção multimídia, as pessoas se conhecem, aprendem umas com as outras e criam juntas novas formas de explorar o ciberespaço", explica. Nessa entrevista, entenda por que sua empresa abriu mão de ter um site e prefere ter um blog. E conheça o
Blog da Pólvora! Comunicação e o
Blog de Edney Souza.
RJD - Que ferramentas da internet dão maior visibilidade a uma banca ou revistaria?Edney - Isso depende do seu público alvo. Existem hoje uma série de sites independentes, blogs, vídeos no You Tube e comunidades no Orkut com milhões de visitas e usuários. É preciso entender em que canais os assuntos relacionados à sua empresa são discutidos antes de escolher a ferramenta adequada.
RJD - É possível estar na internet sem ter custo nenhum?Edney - Se pensar em custo financeiro, é possível. Você possui pontos de acesso públicos onde pode acessar de graça, e lá publicar seu conteúdo em sites gratuitos. Existem ferramentas de blogs e compartilhamento de vídeos e fotos onde perfis gratuitos têm liberdade quase que ilimitada. Porém, há um investimento de tempo e, para o empresário, tempo é dinheiro.
RJD - A Pólvora! Comunicação, empresa da qual você é sócio, tem um blog, ao invés de um site. Por quê?Edney - Um blog permite conversar com seu público alvo, colher feedback dos clientes e leitores por meio dos comentários e são atualizados mais facilmente. É um caminho de duas vias, ao ouvir quem me ouve, estabelece-se uma relação de maior respeito e cumplicidade que acaba revertendo em contatos comerciais e clientes.
Leia mais
Produtos para informatizar seu PDV
Conheça o blog da Banca do Blues