Assis (SP) encerra Campanha de Desarmamento

Praça teve alto índice de participação e arrecadou mais de 5 mil arminhas de brinquedo

30/05/2008
Assis (SP) encerra Campanha de Desarmamento
Praça teve alto índice de participação e arrecadou mais de 5 mil arminhas de brinquedo
Crianças protestaram contra a violência
A distribuidora de Assis (SP) encerrou no último dia 16 de maio as campanhas de desarmamento infantil realizadas nas cidades de Assis e Cândido Mota. Em pouco mais de um mês, mais de 5 mil arminhas de brinquedo foram trocadas por revistas infantis da Editora Abril.

O resultado, segundo o distribuidor Valmir Silveira, foi quase o dobro do esperado. A média nacional de arrecadação gira entre 25 e 30% em relação ao número de alunos das escolas participantes e, na praça, a arrecadação chegou perto dos 60%. Na Emeif Professor João de Castro, por exemplo, o número de armas arrecadadas chegou a 130, sendo que a escola possui 110 alunos. "Para nós, foi uma imensa felicidade ver o empenho das crianças nas trocas. A conscientização foi total", afirma. Em Assis, 29 escolas participaram da campanha, além de quatro postos de troca em supermercados. Já em Cândido Mota, foram 18 escolas.

O diferencial da campanha, de acordo com Valmir, foi o trabalho de divulgação realizado. "Além da imprensa local, divulgamos em todas as salas de aula das instituições de ensino participantes", explica. Apesar da campanha já ter terminado oficialmente, ele conta que muitas escolas pediram mais exemplares, pois os alunos continuam realizando as trocas e incentivando os colegas a fazer o mesmo.

As cerimônias de encerramento contaram com a presença de mais de 500 crianças, representantes da Polícia Militar, autoridades locais, como Ezio Spera, prefeito de Assis, e Roberto Bueno, prefeito de Cândido Mota e da imprensa, que divulgou as ações em rádios, jornais e emissoras de TV locais. Além disso, houve apresentações da Banda Musical Fundação Nova América, criada e mantida pela Usina Nova América, uma das patrocinadoras da campanha na região. A rede de supermercados Avenida também apoiou o projeto, produzindo e distribuindo 10 mil folhetos para os postos de troca.

Uma curiosidade que marcou o encerramento em Assis foi que, após o rolo compressor esmagar as armas, as crianças pisotearam o que restou por iniciativa própria. "Isso mostra que nosso objetivo foi cumprido. É possível notar a conscientização das crianças, que queriam trocar até games violentos por revistas", revela Valmir.

Revisteca Abril

Além da Campanha de Desarmamento Infantil, o município de Cândido Mota também ganhou uma unidade da Revisteca Abril. O local escolhido para a implantação do projeto foi o Centro Vocacional Frei Paulino, que atende cerca de 400 alunos em aulas de reforço escolar e atividades profissionalizantes. "É uma comunidade carente onde as crianças querem ler, querem ter acesso a esse material", acredita Valmir.

Segundo ele, assim que a entrega da revisteca foi feita, as crianças já foram conferir as publicações. "Estamos plantando para o futuro, cultivando novos leitores", garante. Nas próximas semanas, a distribuidora deve inaugurar mais uma revisteca. A escola escolhida foi a Emeif Professor João de Castro, devido ao bom desempenho na Campanha de Desarmamento Infantil.

Leia mais
Assis (SP) realiza Campanha de Desarmamento Infantil



O distribuidor Valmir Silveira durante o encerramento da campanha

           


« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers