As maiores bancas do Brasil

24/04/2008
As maiores bancas do Brasil
No último dia 4 de abril, publicamos uma matéria sobre a reinauguração da Banca Bulevar, em Jundiaí (SP), que tem impressionantes 56m² e seria a maior do país. Entretanto, descobrimos que há PDVs ainda maiores pelo Brasil. Em Sorocaba (SP), a Banca Campolim tem 96m² e, em São José do Rio Preto (SP), a Superbanca tem 60m². Conheça abaixo as duas maiores bancas do país!

Inaugurada há dez anos, a Banca Campolim começou modesta, com 24m² e, um ano depois, ampliou o tamanho para 48m², com o patrocínio de uma grande empresa. Há cinco anos, uma nova ampliação foi feita para dobrar a dimensão da banca. "Mantivemos a parte da frente com a banca de lata e abrimos o fundo, que foi ampliado com alvenaria", explica Márcio Flores, proprietário da banca.

O ponto-de-venda fica em um terreno particular alugado pelo jornaleiro e tem um balcão com 16 canaletas de 18 metros, quatro gôndolas de revistas, balcão central com 7m², expositores verticais de livros, balcão do caixa, quiosque de presentes e outros artigos, como papelaria e bebidas. "Sempre sonhei com uma banca espaçosa e com bastante variedade de produtos. Temos um pouco de cada coisa, mas 80% do nosso faturamento vêm das revistas", afirma. No total, cerca de 8 mil itens são vendidos no PDV.

 
O jornaleiro Márcio Flores, proprietário da Banca Campolim, em Sorocaba

Márcio afirma que já gastou mais de 100 mil reais com todas as melhorias realizadas. "Estou sempre renovando e trocando os acessórios da banca. Toda vez que investimos em algo, as vendas aumentam", garante. E os números confirmam que todo esse investimento vale a pena. Enquanto a banca dobrava de tamanho, as vendas seguiam o mesmo caminho. Por isso, ele pretende aumentar ainda mais o ponto-de-venda. Como o movimento já é grande, estima que as vendas cresçam por volta de 30%. A nova reforma já está sendo planejada e deve acrescentar pelo menos mais 80m², além de deixar uma estrutura pronta para a criação de um segundo piso.


Ponto-de-venda tem cerca de 8 mil itens

Apesar de todo o trabalho para manter uma banca tão grande bem organizada, Márcio garante que vale a pena, já que é possível ter mais variedade e melhor exposição das publicações, além, é claro, de conseguir atrair a atenção do público. "Já viramos referência na cidade e ponto turístico", completa.

Conforto para os clientes
A Superbanca, em São José do Rio Preto, também conquista leitores pelo tamanho e pelo conforto que oferece. São 60m² formados por um ambiente com ar condicionado, espaço amplo e até poltronas para que os clientes possam ler ali mesmo suas publicações preferidas.


A Superbanca fica na principal avenida de São José do Rio Preto

Segundo o jornaleiro Rodolfo Del'Arco, a banca é direcionada para o público das classes A e B e, por isso, trabalha com um mix de revistas mais focado. "Temos os principais títulos nacionais e importados. Assim, as revistas ficam muito bem expostas, com capa inteira ou pelo menos meia capa", conta.

 
Banca foca o conforto aos clientes e tem mix voltado para as classes A e B

Inaugurada há 15 anos na principal avenida da cidade, a banca foi projetada por um arquiteto e construída por um serralheiro local num processo que durou cerca de um ano. Em todo esse tempo, o ponto-de-venda passou por uma reforma na parte externa e ganhou uma nova fachada. No total, o jornaleiro já investiu cerca de 120 mil reais e garante que o retorno compensa. Para Rodolfo, a banca atende às necessidades dos clientes e, por enquanto, não há planos para novas reformas ou ampliações. "Os clientes gostam, pois estamos em um ambiente fechado e tranqüilo, com porta de vidro, ar climatizado e boa iluminação. Oferecemos conforto e eles passam mais tempo aqui e compram mais do que estão acostumados a comprar em outras bancas. Esse é o nosso diferencial", acredita.

Leia mais
Jundiaí (SP) reinaugura banca de 56m²




« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers