Cores em sintonia

28/02/2008
Cores em sintonia
Outro cuidado deve ser com as cores escolhidas, pois cada uma pode transmitir sensações diferentes. Heloísa Ommine sugere paredes claras, ajudando na boa iluminação, mas ao mesmo tempo com tonalidades quentes, que estimulam o cliente a permanecer mais tempo no ponto. Detalhes coloridos também podem ajudar a transmitir sensações, seguindo as principais características de cada cor, apresentadas pelo consultor de Feng Shui Franco Guizzetti. (fonte: http://www.soarquitetura.com.br/)

 Branco: um ambiente todo branco pode trazer prazer e calma, mas também frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa uma sensação de limpeza, às vezes até exagerada. Pode-se quebrar o branco com quadros e móveis coloridos.

 Preto e cinza: podem ser usados em detalhes, principalmente para dar um "efeito especial". Na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco e pode ser usado no teto com pé direito muito alto para a dar sensação de rebaixo. No entanto, ao mesmo tempo que significa nobreza, é uma cor opressiva e depressiva.

 Verde: a cor da natureza traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos e significa esperança e satisfação. Só não deve ser usada em locais em que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente.

 Azul: pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Transmite calma e serenidade, mas se todas as paredes são pintadas de azul claro, pode provocar sono em excesso.

 Lilás/violeta: tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes, mas se usada de forma monocromática pode cansar. Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas, mas em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.

 Laranja: inconscientemente, lembra sabores agradáveis, abre e estimula o apetite. Em tons mais escuros, sugere estabilidade. Auxilia a mente a assimilar novas idéias, em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Mas deve ser usado com certo cuidado, pois em excesso pode provocar conversas demais e até rebeldia.

 Vermelho: cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz um ar de glamour e até exotismo. Em demasia, torna-se vulgar.

 Amarelo: muito usado para esquentar áreas escuras e dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite, mas em excesso, provoca pensamentos acelerados e confusos, causando preocupação. 

Leia mais
Detalhes que fazem a diferença




« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers