Detalhes que fazem a diferença

25/02/2008
Detalhes que fazem a diferença
Agora que você já leu a edição 88 da Revista do Jornaleiro Dinap e sabe um pouco mais sobre marketing sensorial - aquele em que se usam técnicas para aguçar os sentidos e atrair e fidelizar os clientes - conheça mais sobre a influência da iluminação e das cores no comportamento humano e como esses dois fatores podem provocar diferentes reações dos clientes em um ponto-de-venda.

Iluminação perfeita
Cores e iluminação afetam diretamente a visão, um dos primeiros sentidos aguçados na hora da compra. "A iluminação ideal é aquela que ajuda a vender", comenta Wilson Teixeira, doutor em Engenharia de Produção e consultor de performance energética em edificações. "Se a iluminação é muito clara e brilhante, ofuscando a visão, ou, por outro lado, se os clientes têm que se esforçar para folhear as revistas, eles desistem e vendas potenciais são perdidas", acrescenta.

Para cada ponto, é importante consultar um profissional e avaliar uma série de fatores antes de decidir qual a melhor iluminação, como tamanho do ponto, altura do pé-direito, cor das paredes, intensidade da luz natural, entre outros aspectos. "No geral, a temperatura de cor da fonte luminosa pode variar de acordo com o clima e o público-alvo. Em climas mais quentes, a luz de cor fria (azulada, acima de 5 300K*) pode ser mais agradável, enquanto a luz de cor quente (amarelada, abaixo de 3 300K) é mais apreciada em climas frios. Além disso, a luz de cor quente está associada a requinte e traz mais sensação de aconchego", explica Wilson.

Para tentar agradar à maioria, a arquiteta e lighting designer Lanna Scartezzini sugere lâmpadas fluorescentes com alto IRC (Índice de Reprodução de Cor), com temperatura de 4 000K e potências de 28W ou 54W, dependendo do pé-direito da loja.

A quantidade de lâmpadas também vai variar de acordo com a área da revistaria e a incidência de luz natural, para garantir um nível de iluminação adequado, que seria de 500 a 750 lux.** "Quanto mais escuros forem os materiais de revestimento e acabamento, mais lâmpadas serão necessárias para atingir o mesmo nível de iluminação", comenta Lanna. "Além disso, quando há luz natural no ambiente, o ideal é prever circuitos de iluminação variados, ou seja, pela manhã, quando está claro, acendem-se menos luzes, mas à noite ou num dia nublado acendem-se todas as lâmpadas", completa.

* temperatura de cor da lâmpada em graus Kelvin
** lux é a unidade de medida da intensidade luminosa


Leia mais
Cores em sintonia



Confira outras dicas na Revista do Jornaleiro Dinap



« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers