Devolução de Encalhe

16/10/2012
Devolução de Encalhe

A Devolução do Encalhe é um dos processos mais importantes para os negócios da DGB e, fazê-lo de forma correta, garante um andamento mais ágil do recebimento e armazenagem das publicações.

Para orientar as equipes das distribuidoras e garantir a qualidade das etapas de recebimento, listamos nove itens essenciais que devem ser levados em conta durante a Devolução do Encalhe. Confira ainda a apresentação exclusiva com orientações sobre o assunto.

1) Montar os pacotes padrões de acordo com a CE (chamada de encalhe). No caso de um produto volumoso, a montagem deve ser feita em pacote padrão pela metade da quantidade que está definida na CE; 

2) Todos os pacotes padrões devem ser montados com 2 elásticos/liga, sendo um elástico no sentido vertical e outro no sentido horizontal; 

3) Agrupar os mesmos títulos no mesmo volume para manter o encalhe organizado e diminuir os erros operacionais; 

4) Quando a quantidade devolvida não for suficiente para montar um pacote padrão (de acordo com a CE), colocar apenas 1 elástico/liga e, dependendo da quantidade, colocar um clips (para não envergar);
5) Para os cromos, montar pacotes padrões com 100 unidades e acomodá-los em caixas e/ou sacos dentro dos pallets; 

6) Os produtos que pedem a devolução por CAPA deverão ser acomodados em um volume específico que deverá estar identificado como exemplo abaixo: 

Capas
Nome da praça: XXXXX
Empresa: Dinap
Semana de Recolhimento: XXXXX

7) Os vales descontos deverão ser enviados junto com a devolução das capas (no mesmo volume) devidamente separados e grampeados; 

8) Os livros também devem ser devolvidos em pacote padrão e acomodados em caixas dentro dos pallets, para que cheguem em perfeito estado e possam ser reutilizados em outras ações e lançamentos; 

9) A devolução de brindes e/ou volumosos deve ser montada em pacotes padrões de acordo com a CE;

Fiquem atentos com a devolução atrasada!
Quando isso acontece, é preciso adotar uma série de procedimentos individuais que geram retrabalho na separação de títulos, prejuízo em créditos e cobrança de atrasos em NVD do distribuidor. É importante reforçar e checar os prazos com todos os jornaleiros e, caso aconteça, o distribuidor deve entrar em contato com apoio_a_rede@dgb.com.br 

Nas Chamadas de Encalhe (Dinap e Treelog) consta uma coluna nomeada Forma de Devolução, que contém as informações sobre como o material deve ser recolhido. É importante obedecer à solicitação desta definição evitando assim as cobranças em NVD.

Para ser enviada de forma segura, sua devolução deve estar acompanhada do Protocolo de Volumes devidamente preenchido, que se encontra no final de sua CE, com as seguintes informações:

- Quantidade de Volumes
- Quantidade por Tipo de Volume (Pallets / Caixas / Sacos)
- Nome do Motorista (Legível)
- Placa do Veículo (Legível)
- Data e Horário de Saída/Coleta
- Assinatura do Motorista
- Quantidade de malotes que estão sendo devolvidos

Seguindo esta lista de procedimentos, a devolução e o recebimento do encalhe serão processos cada vez mais consolidados e padronizados. Ao tornar esse sistema de recebimento padrão, os erros tendem a diminuir e os prejuízos serão ainda menores. 

Egle Bertucci, diretora de operações logística da Treelog, destaca que devolver o material é a principal parte de todo o processo comercial. “O ciclo de vendas termina quando a transação comercial de devolução é concluída. Só assim temos a comprovação do que realmente foi vendido”.

Clique aqui e veja a apresentação que montamos para você sobre Devolução de Encalhe

Clique aqui e assista o video sobre o processo correto para a Devolução de Encalhe




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