Um ano de oportunidades

Em entrevista para a Revista do Jornaleiro, Ronaldo Raphael, novo diretor comercial da Dinap, fala de consumo, bom atendimento, jovens nas bancas e classe C

29/09/2011
Um ano de oportunidades
Em entrevista para a Revista do Jornaleiro, Ronaldo Raphael, novo diretor comercial da Dinap, fala de consumo, bom atendimento, jovens nas bancas e classe C

Experiência no mercado de publicações é coisa que não falta no currículo de Ronaldo Raphael, novo diretor comercial da Dinap. Há 17 anos na empresa, Ronaldo passou por diversas áreas e cuidou da estratégia para as vendas avulsas dos mais diversos títulos da Abril e de editores clientes.

Com isso, ele adquiriu bagagem e conhecimento suficientes para assumir seu novo grande desafio. Neste bate-papo, ele fala com otimismo sobre o novo cenário do mercado de publicações, bom atendimento no ponto de venda, jovens nas bancas e classe C. 

Como estão as vendas de revistas em bancas atualmente? Como a recente crise mundial afeta esse cenário? 

Uma boa notícia é que em 2011 o brasileiro está gastando mais. E, assim como acontece em outras áreas, estamos vivendo um excelente momento para a venda de livros e revistas no Brasil. 

Nesses últimos dois meses notamos uma grande evolução de vendas em todo o Brasil, abrindo caminho para um 2011 bastante promissor. No geral, o consumo de revistas continua crescendo ano a ano. O ano de 2010 foi muito bom e 2011 será melhor ainda. 

O principal desafio do jornaleiro hoje é aumentar suas vendas regulares. Como ele pode dar uma guinada em seus negócios? 

O mercado é muito dinâmico e, neste ano, cromos e colecionáveis tem tido um excelente desempenho, o que é muito positivo, já que estes produtos fazem com que os consumidores freqüentem os pontos de venda até mais que uma vez por semana. O desafio é aproveitar estas visitas e realizar mais vendas, oferecendo produtos complementares. 

Além disso, formulas tradicionais como bom atendimento, ponto de venda atraente, boa exposição dos títulos, realização de ações promocionais, concursos com premiação e distribuição de brindes continuam sendo ações vencedoras e devem fazer parte da estratégia de vendas das bancas. 

A utilização correta de materiais promocionais enviados pelos editores também ajuda a alavancar bastante as vendas dos títulos, já que está comprovado que 80% da decisão de compra acontece no ponto de venda. 

Como o jornaleiro pode usar o relacionamento com o cliente em favor do seu negócio? 

O brasileiro é um povo caloroso por natureza e não aceita um atendimento ruim. Tanto que, em geral, muitos clientes reclamam de lojas onde não existem atendentes. E o jornaleiro, figura tão querida e simpática da comunidade, tem o poder de envolver, fazer amizades e fidelizar seus clientes, gerando cada vez mais vendas. 

Com tantos lançamentos, em qual deles os jornaleiros devem focar suas vendas? 

Para saber quais títulos podem gerar uma venda melhor em seu ponto de venda o jornaleiro deve conhecer bem seus clientes e a região onde sua banca está localizada. As editoras estão cada vez mais atentas aos movimentos do mercado, principalmente, aos mais variados perfis de leitores. Com isso, têm lançado títulos segmentados para atender perfis diferentes. Dentro desse cenário, só nos últimos 3 anos foram lançadas revistas como Alfa, Lola, Máxima, Minha Casa (Abril); Luna e Shape (Alto Astral); Uma (On Line) e DM (Emporium de Ideias). 

Um outro movimento interessante é o lançamento de revistas regionais pela Editora Abril, como a Interview Curitiba, Mais Feliz, que está sendo lançada apenas no Nordeste, e Contigo! com CD dos Aviões do Forró, que circulou no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Ainda dentro dessa tendência, a Dinap tem realizado ações promocionais regionais diferenciadas, como o Veraneio e Nordesteio, concentrando esforços e campanhas voltadas para os leitores de uma determinada região. 

Diante da força da internet, como trazer o público jovem para a banca? 

Nos últimos anos acompanhamos uma grande movimentação de jovens indo às bancas atrás de informações de fenômenos como Justin Bieber, Katy Perry, Fiuk ou mesmo de seriados como o Rebeldes e Colírios Capricho. 

E, nesse caso, a internet tem grande contribuição na divulgação desses fenômenos, que tornam as revistas voltadas para o público teen cada vez mais atrativas, já que trazem ainda mais informações, pôsteres e entrevistas exclusivas sobre seus ídolos. 

Depois de tantos lançamentos os produtos voltados para a classe C ainda tem espaço para crescer?
 
O mercado de consumidores da classe C ainda demonstra grande potencial de crescimento, o que nos dá segurança para dizer que sim, as revistas voltadas para este público ainda irão movimentar o seu ponto de venda por um bom tempo. 

Prova disso são as excelentes publicações como Ana Maria, Minha Casa, Minha Novela, Sou+Eu e Tititi (Abril); Astral Love (Alto Astral) e Decore Sua Casa (On Line), que retratam os anseios e as expectativas deste público e têm tido cada vez mais representatividade nas vendas em bancas de todo o Brasil.
 
Que mensagem você deixaria para os jornaleiros que estão lendo essa entrevista? 

Uma vez um grande amigo me disse que quando conhecia todas as perguntas, percebeu que as respostas haviam mudado. Esse tipo de pensamento tem muito a ver com o momento que vivemos hoje, pois aprendemos com o passado, mas devemos sempre entender o presente e nos adaptar, já que as pessoas mudam, nossos hábitos são criados, nossa forma de decidir a compra muda, nosso tempo é ocupado de forma diferente e, portanto, é necessário pensar diferente para garantir grandes negócios. 

Gostaria de agradecer o apoio de todos os pontos de venda que oferecem abertura e apoio aos nossos projetos. Aproveitem o aquecimento do mercado e contem sempre com o apoio da equipe da Dinap e dos nossos veículos: Últimas Novidades, Revista do Jornaleiro, site Dinap, que trazem dicas, sugestões de exposição, novidades sobre o mercado, lançamentos e mostram novas oportunidades para o seu negócio. Desejo a você um Feliz Dia do Jornaleiro, com muito sucesso, saúde e prosperidade.




« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers