“Eu que fiz”

Jornaleiros de Sinop (MT) fazem móveis e decoram a banca com material reciclado

15/12/2010
“Eu que fiz”
Jornaleiros de Sinop (MT) fazem móveis e decoram a banca com material reciclado
O casal criativo Sônia Regina e Wilberto Weizenmann

Na edição anterior da RJD, discutimos o quanto a sustentabilidade tem sido alvo de reflexão e como ainda são poucos os que a compreendem na prática. Mas, apesar da abrangência do tema, ter atitudes sustentáveis no ambiente de trabalho ode ser prazeroso e comercialmente atrativo. Quer um exemplo? Sônia Regina Weizenmann e seu marido Wilberto, donos da Sucesso Banca de Revistas, em Sinop (MT), têm atitudes sustentáveis desde que inauguraram o PDV, há quatro anos, e demonstram como a prática está ao alcance dos jornaleiros. “Nós mesmos criamos, para a banca, peças e móveis com materiais descartados,” comenta Sônia. Sabe o que mais? 

• As mesas da calçada foram feitas com rodas de material sintético, obtidas em um lixão, e cano de antena parabólica. Cada mesa custou apenas 40 reais para ser produzida, e valorizou o espaço de maneira criativa e sustentável.
• Os expositores foram feitos com madeira de refugo.
• O banheiro do PDV ganhou uma porta feita com madeira reutilizada e pedaços de espelho recortados, recolhidos do lixo.

Clientes elogiam
A atitude dos jornaleiros não passa despercebida pelos clientes. Curiosos, eles perguntam sobre a origem dos móveis e estilo do ambiente e ficam admirados ao saber que os próprios jornaleiros confeccionaram boa parte da estrutura do PDV e cuidaram da decoração, tudo com material descartado. Além disso, “procuramos transmitir valores éticos aos clientes. Por meio de experiências bem sucedidas, promovemos mudanças comportamentais em nossa própria localidade”, explica Sônia. 






A banca serve de inspiração para outros PDVs, comércios, condomínios e residências. “A sustentabilidade está diretamente ligada ao olhar que temos da realidade. Faz parte de nossa cultura descartar e consumir exageradamente, mas temos o dever e a necessidade de reinventá-la de maneira mais responsável”, conclui a jornaleira.










« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers