Dezembro é sempre aquele momento de avaliar o ano que está acabando e se planejar para o próximo, não é mesmo? E saiba que as perspectivas são boas! “2011 tende a ser um ano de crescimento para a economia brasileira. As projeções de mercado são de um aumento no Produto Interno Bruto (PIB) de 4,5%”, afirma o consultor do Sebrae-SP Pedro Gonçalves. E esse crescimento na economia afeta diretamente suas vendas: “O mercado editorial deve crescer cerca de 4% em faturamento, e os segmentos teen e populares devem continuar em alta, além dos produtos colecionáveis”, diz Ronaldo Raphael, Diretor de Inteligência de Distribuição da Dinap. Outro segmento que tende a crescer em 2011 é o de livros vendidos em bancas, segundo Márcia Ruiz, gerente de mercado: “Nossa meta é de 15% de crescimento. Estamos ajustando cada vez mais o mix e lançando títulos com perfil de banca, pois já sabemos o que funciona no ponto de venda”.
Mesmo em um ano sem grandes eventos como Copa do Mundo ou Olimpíadas, as oportunidades de crescimento estão aí: “Independentemente dos grandes eventos mundiais, todo jornaleiro deve explorar as datas temáticas que já fazem parte do calendário nacional, como volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal”, recomenda Everton Mota, gerente comercial da Dinap São Paulo.
Mario Perrut, gerente comercial da Dinap Rio de Janeiro, acrescenta: “As oportunidades estão ao nosso redor, algumas surgem com eventos, mas outras somos nós que detectamos. Estas dependem do nosso espírito empreendedor e atitude, e vão desde a abertura de um ponto alternativo até negociações para troca da banca, ações de relacionamento com os clientes e parcerias para promoções”. Para Adriane Dias, diretora comercial de rede da Dinap, também é importante estar atento s “febres” que surgem, como novos artistas e filmes de sucesso, além de buscar parcerias com escolas.
Como se planejar As expectativas para crescimento são boas, mas nada acontece sem um bom planejamento. “O planejamento é importante porque ele nos norteia e aponta aonde queremos chegar e que atitudes devemos tomar para alcançar nossos objetivos de forma eficiente”, comenta Mario.
Faça uma análise do seu negócio: avalie a situação financeira do ponto de venda, o estado físico da banca, liste as ações que deram certo em 2010 para repeti-las e as que não deram certo para servirem de experiência nos próximos anos.
O consultor de negócios do Sebrae, Samuel Santos Viana, aponta ainda que atitude o jornaleiro deve ter para crescer e que áreas deve priorizar na banca: “Para 2011, é necessário ter uma postura ativa frente ao mercado e estar atento aos quatro aspectos essenciais da atividade: comercial, financeiro, recursos humanos e operacional” (leia quadro).
Confira um modelo de planejamento estratégico para o ponto de venda