Acenda a luz

Tudo o que você precisava saber para iluminar bem o PDV e atrair clientes

01/12/2010
Acenda a luz
Tudo o que você precisava saber para iluminar bem o PDV e atrair clientes


Você já reparou que ninguém gosta de entrar em uma loja escura? Isso acontece porque a escuridão transmite a sensação de medo e insegurança. Além disso, como é possível escolher bem revistas que mal se pode enxergar?

A boa iluminação de uma banca ou revistaria é tão importante quanto a boa exposição de revistas e pode resultar em vendas, tanto quanto uma ação promocional. “A iluminação deve ajudar a promover a venda das publicações”, diz a arquiteta lighting designer Talita Scuro, da Scene Iluminação. “Em uma banca ou revistaria, o ideal é fazer uma iluminação geral no ambiente, partindo do teto, complementada por outra iluminação focal, que dê destaque a determinadas áreas, como o balcão central e as prateleiras, por exemplo”, explica Talita.


Economia e beleza
Em bancas, as lâmpadas indicadas são as fluorescentes, sejam elas em tubo ou compactas (com reator embutido), que têm vida útil maior do que as incandescentes e consomem menos energia. Na Revistaria Olímpia, em São Paulo (SP), as lâmpadas econômicas fluorescentes brancas iluminam três ambientes distintos: em um deles predominam as publicações, no outro o balcão do caixa divide espaço com a tabacaria e no terceiro ambiente fica o “cantinho das crianças”, como a jornaleira Cleide Lopes gosta de chamar, que é o espaço onde ficam as revistas infantis. Em toda a loja a iluminação é distribuída em distâncias regulares entre elas.

Em revistarias as fluorescentes também são indicadas, e podem compor a iluminação com lâmpadas halógenas, que consomem até 40% menos do que as incandescentes e reproduzem fielmente as cores dos produtos. Além disso, as halógenas são compactas, têm design bonito e compõem a decoração do ambiente.

Ao comprar lâmpadas, cheque o Índice de Reprodução de Cor (IRC): quanto mais alto esse índice, mais fiel é a reprodução da cor do objeto iluminado. “Prefira as lâmpadas com IRC acima de 80, recomenda Leandro Barros, especialista em iluminação da fabricante de lâmpadas Golden. Segundo ele, halógenas têm durabilidade de 2 mil horas, brilho e intensidade de luz elevados, e IRC de 100. Podem ser dimerizadas, possibilitando ajuste da intensidade da luz de acordo com cada necessidade. São ideais tanto para iluminação interna como externa, mas apresentam uma desvantagem: só são encontradas em temperatura de cor amarela. O ideal são as brancas ou azuladas que deixam o ambiente mais relaxante. Na Revistaria La Casa New’s, em São Paulo (SP), Rafael Fernandes utiliza lâmpadas fluorescentes combinadas com halógenas, direcionadas para destacar as revistas.



Tecnologia
Outro tipo de lâmpada que pode ser usada no seu PDV é o LED: apresenta longa durabilidade e baixo consumo de energia, além de ser ecologicamente correta, pois não leva metais pesados em sua composição. No entanto, Leandro faz uma ressalva: pelo alto custo do LED, a fluorescente ainda é mais indicada. “O LED não tem a função de substituir a lâmpada fluorescente, mas pode ser mais uma opção de fonte de luz e com diferentes cores, algo limitado entre as lâmpadas tradicionais.”

Mas se a eficiência e versatilidade são pontos favoráveis ao LED, as halógenas apresentam mais vantagens pelo seu brilho e intensidade de luz, cujo IRC é de 100, enquanto no LED esse índice pode chegar a apenas 80.

Outra opção para dar destaque às publicações são as fitas de LED, que podem ser úteis na decoração e iluminação de prateleiras. “Estão cada vez mais acessíveis, não têm um custo exorbitante e são a última palavra em tecnologia, sustentabilidade e eficiência”, garante Talita.




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