A hora é agora

Vários segmentos crescem em faturamento no último trimestre. Aproveite o bom momento para lucrar

01/12/2010
A hora é agora
Vários segmentos crescem em faturamento no último trimestre. Aproveite o bom momento para lucrar



Mais tempo livre para ler e viajar devido às férias, mais dinheiro no bolso com 13º salário, vários lançamentos nas bancas, alguns com valor de capa mais alto. Eis por que, historicamente, alguns segmentos de publicações crescem em faturamento no último trimestre do ano em relação aos três primeiros, segundo levantamento da Dinap (leia boxe).

“Há vários motivos para cada segmento crescer. Os principais guias de viagens são lançados agora para atender quem está programando as férias, assim como vários títulos de astrologia, com as previsões para o ano que vem”, explica Felipe Borba, gerente de marketing e canais de vendas da Dinap Rio.

No caso de astrologia/previsões, há várias edições únicas no fim do ano, como a Coleção Signos, Astral Anual, Zodiac Previsões e Guia Astral Extra, da Editora Alto Astral. “Neste último trimestre, lançamos mais de 20 títulos de astrologia e muitos leitores já esperam ansiosamente para comprá-los”, conta Antonio Ayres, gerente de circulação avulsas da Dinap.



Comece a vender já
Além dos lançamentos, com achegada das férias escolares e as festas de fim de ano, dois movimentos tendem a ocorrer, explica Edilene Pelegrine, gerente de canais da
Dinap São Paulo: “Nas áreas mais nobres, pode haver uma evasão de público, que vai viajar. Porém nas regiões mais populares, o público acaba circulando mais pelo bairro e tem mais tempo livre para ir às bancas”. Se parte do seu público viaja nas férias, aumente o faturamento neste trimestre desde já, oferecendo publicações de turismo, como guias de viagem, que tem valor de capa mais alto. “O Guia Brasil, por exemplo, é lançado em outubro justamente porque as pessoas estão se programando para viajar. Conheça o perfil dos clientes para indicar outras publicações específicas, como guias ou mapas rodoviários para quem viaja de carro, com a família ou sozinho”, sugere Alessandra Gasparini, gerente de circulação avulsas. Entre guias e mapas turísticos, mapas de estradas e de ruas, a On Line Editora tem 125 títulos, que trazem prestação de serviços, orientação sobre rodovias, entre outras informações para os leitores. “Essas publicações vêm com dicas e roteiros atualizados, ideais para o planejamento das férias nesse momento”, afirma Yuko Tahan, diretora de marketing da On Line.

Também aumenta o interesse por publicações sobre dietas e cuidado com o corpo, como Boa Forma, Women’s Health e Shape: “É nesse período que as pessoas querem ficar em forma para o verão e procuram mais publicações sobre o tema”, diz Magali Superbi, gerente de circulação avulsas. “Além disso, com mais gente de férias, principalmente jovens, cresce também a procura por revistas de interesse geral, como Superinteressante e Mundo Estranho”, completa.

Revistas femininas adultas, como Claudia, Gloss, Nova, e femininas teen, como Capricho, TodaTeen, Yes! Teen e Loveteen, entram na mesma onda e crescem em faturamento por trazer matérias sobre corpo e beleza, estética, saúde, moda e dicas para o verão. “Aproveite o gancho para divulgar as novidades às leitoras, como a revista Lola, recém-lançada, e os especiais de Capricho e Loveteen, que sempre trazem ídolos das meninas nas capas”, recomenda Eliane Soares, gerente de circulação avulsas. 

“Para promover as revistas sobre corpo e beleza, faça parcerias com academias e centros de estética, e crie ações como ‘Compre duas revistas sobre corpo e beleza e ganhe 15 dias de aulas na academia X’”, recomenda Felipe.

Venda de ocasião
As revistas femininas populares, como Viva Mais! e AnaMaria, e as publicações sobre televisão, como Tititi e Minha Novela, também crescem nesse período, pois as leitoras geralmente estão com o 13º salário na mão: “Essa leitora é sensível ao preço. Com mais dinheiro no bolso, tende a gastar mais, por isso é importante expor as capas 100% para estimular a compra por impulso”, comenta Carmen Lúcia de Sá, gerente de circulação avulsas.

Este ano, as vendas das revistas de televisão devem crescer ainda mais. Sabe por quê? “O final da novela das oito da Rede Globo, Passione, será no início de janeiro, então todas as revistas do segmento já vão contar os segredos da reta final nesses próximos meses”, explica Carmen. Não é sempre que o final da novela coincide com esse período, então aproveite para expor bem os títulos e oferecer às clientes.

Também se destacam nesse período as publicações infantis de interesse geral, como Recreio e revistas de atividades/passatempos. “O lançamento da nova coleção de Recreio em outubro teve bastante divulgação, e as revistas de atividades oferecem um leque grande de opções, com preços desde R$ 1,95 (Disney Cores) até R$ 14,95 (Disney Prancheta de Pintura), atendendo diversos públicos”, diz Maria Helena Couto, gerente de circulação avulsas. Exponha as revistas na altura das crianças e reforce o conteúdo educativo para os pais. E então, está pronto para faturar no verão?




« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers