Finanças em ordem

O planejamento financeiro do PDV é fundamental para o sucesso do seu negócio. Saiba como deixar as contas em dia

12/01/2010
Finanças em ordem
O planejamento financeiro do PDV é fundamental para o sucesso do seu negócio. Saiba como deixar as contas em dia

Gastar menos do que você ganha e aprender a poupar são os segredos para alcançar o equilíbrio financeiro, seja no seu negócio ou na vida pessoal. Falar é fácil, não? E aplicar essas regras também é! O primeiro passo para ter controle financeiro é saber, exatamente, quanto você fatura e qual a sua despesa total. “Os jornaleiros, assim como outros profissionais autônomos, precisam de uma dose extra de disciplina. Eles devem ter os números sob controle, fazer um levantamento do faturamento médio anual do ponto, pois ele varia mês a mês, e dos gastos fixos e variáveis também anualmente”, comenta Junior Portare, professor de marketing da Fundação Getúlio Vargas e autor do livro Dinheiro dá em árvore (Editora In House, R$ 24,90). 

Com essas informações em mãos, é possível saber se seu negócio está dando lucro ou prejuízo, onde e quanto você deve investir ou economizar e manter o caixa em ordem. Além disso, como algumas bancas têm movimento sazonal, é fundamental aprender a poupar nos meses de maior lucro para compensar os períodos mais fracos”, acrescenta Portare. 

“Lembre-se ainda de que o faturamento bruto do ponto de venda não é seu lucro. Uma parte é da distribuidora”, reforça Marcia Cipriano, responsável pela área de treinamento da Dinap. 

Tudo sob controle
Uma maneira eficaz de ter os números em ordem é informatizar o ponto de venda, já que há programas especiais para controle do fluxo de caixa e estoque de bancas, como os sistemas das empresas San Diego e Data Vision. Nesses softwares, você tem todos os produtos da banca catalogados e atualiza a entrada ou saída deles. Assim, você sempre sabe quanto vendeu ao final do dia e quantos exemplares estão no estoque, evitando perder dinheiro na devolução por “esquecer” alguma publicação escondida na banca. 

Mesmo sem esses sistemas, você pode montar sua própria tabela (leia box) usando planilhas eletrônicas como o Excel. Se seu PDV ainda não é informatizado, isso não é desculpa para falta de controle: “O jornaleiro pode registrar as entradas e saídas dos produtos até mesmo num caderno. Quem nunca teve esse tipo de controle, pode começar agora e em três meses já terá um bom panorama financeiro da banca”, afirma Marcia. Outra dica é fazer cursos na área de administração financeira para aprender a gerir o seu negócio de forma ainda mais eficiente. 

Liquidando dívidas 
Um erro recorrente de muitos empreendedores é misturar a renda do negócio com seu pró-labore, não conhecendo, portanto, o real resultado do ponto de venda. O ideal é que o pró-labore seja encarado como mais uma conta a pagar. “Se o jornaleiro tiver dívidas pessoais, deve saldá-la com sua própria renda, e não fazer saques do caixa da banca”, recomenda Portare.

Se a banca tiver dívidas, caso você tenha uma reserva pessoal disponível, empreste seu dinheiro para o ponto de venda. Se não for possível e você tiver que negociar um empréstimo com um banco ou financeira, busque sempre os menores juros. Se estiver em débito com seu distribuidor, negocie prazos e condições de pagamento. “O que não pode acontecer é virar uma bola de neve: se não pago, não recebo revistas. Se não tenho mercadoria, não vendo e, consequentemente, não tenho dinheiro para pagar”, alerta Marcia.




« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers