A distribuidora de
Salvador (BA) encontrou uma maneira de premiar seus assessores comerciais e¿jornaleiros. É o desafio Vitrine Premiada, realizado entre fevereiro e março em 12 pontos de venda da cidade. O assessor visita a banca, monta uma vitrine com uma publicação distribuída pela Dinap e o jornaleiro deve manter a exposição até a visita do supervisor da distribuidora para ganhar um brinde, como camisetas ou bonés.
"Percebi que havia muitos espaços nas vitrines que não eram explorados para a exposição de revistas", explica Ivanei Lima, coordenador comercial da distribuidora, e acrescenta que o objetivo é utilizar outros objetos e produtos na decoração da vitrine, sempre de acodo com¿a publicação ou ao seu tema de capa. Para realizar o trabalho, a equipe passou por¿um breve treinamento¿e conheceu ações parecidas realizadas na
Grande São
Paulo (SP) e
Grande Rio de Janeiro (RJ). Já os jornaleiros receberam cartas que explicavam a mecânica do desafio Vitrine Premiada.
Segundo Ivanei, os resultados aparecem rapidamente. Um exemplo é o
Guia Brasil, que pulou de cinco para 25 exemplares vendidos em um ponto de venda após a montagem da vitrine. Revistas como
Boa Forma e
Nova Escola também se destacaram e chegaram a esmagar nos PDVs com a vitrine.
O desafio para os assessores de Salvador levou em conta critérios como visibilidade da publicação, criatividade, volume e qualidade. Foram duas etapas, em fevereiro e março, que premiaram o vencedor com 50 reais e um kit de facas, além de 30 reais para o segundo colocado. Nos dois meses, quem preencheu todos os requisitos e venceu o desafio foi a assessora comercial Grasiele Vieira.