Bancas ganham grande relevância perante os editores livreiros!

01/02/2016
Bancas ganham grande relevância perante os editores livreiros!

 

A operação de livros na DGB começou em 2007 e, de lá para cá, só acompanhamos bons resultados nas vendas! Em 2014, realizamos o projeto “Venda Mais Livros em Bancas”, que proporcionou crescimento de 36% no faturamento, quando comparado com 2013. Com isso, os editores livreiros passaram a reconhecer o canal bancas como uma excelente oportunidade de vendas.

Os frutos desse trabalho, somados às nossas negociações, já começam a surgir. Conseguimos avistar significativos resultados pelas seguintes mudanças:
- aumento no volume de reparte médio de cada um dos títulos lançados. No passado, os repartes eram muito tímidos, mediante as particularidades da operação no nosso canal;
- as datas de lançamento em bancas (canal que era visto como secundário) hoje são próximas às datas de lançamento em livrarias, o que pode contribuir também com o aumento de fluxo no PDV;
- ajuste nos formatos e preços adequados exclusivamente ao canal bancas.

Abaixo, alguns cases da DGB, em parceria com grandes editoras. Eles aconteceram a partir do 2º semestre de 2015.


1. Editora Vida e Consciência

A editora, que no 1º semestre de 2015 investiu no reparte de 120 mil exemplares e vendeu 45 mil exemplares, conseguiu dobrar a sua venda no 2º semestre para 90 mil exemplares, graças à sua dedicação de reparte (que também foi o dobro).

Como resultado dessa prática, devemos crescer 89% em faturamento com a editora, quando compararmos 2015 com 2014.

Exemplos de livros que receberam investimento:


O grande sucesso de Zíbia Gasparetto, Ela Confiou na Vida, chegou a um reparte que pode ser comparado com o de revistas: 20 mil exemplares. Isso permitiu uma distribuição nacional coerente com o seu potencial de vendas (que é de 40%), a um preço de R$ 34,90.


2. Editora Sextante

Essa iniciativa já está sendo adotada também com livros da Editora Sextante, como, por exemplo, O Alquimista. O volume de reparte médio da editora é de 4 mil exemplares. Lançada em dezembro/15, a edição comemorativa de 25 anos do clássico de Paulo Coelho contou com um reparte de 10 mil exemplares (distribuição nacional).


3. Editora Novo Século

Essa editora também apostou em bancas e fez um lançamento exclusivo para o canal: formato (que ela chamou de slim edition) e volume de reparte, que foi de 25 mil exemplares. O título foi Guerra Civil e a sua venda fechada foi de 13.300 exemplares (53%), Brasil, ao preço de R$ 25,90.


Distribuidores e jornaleiros, aproveitem as apostas das grandes editoras e explorem o potencial de venda de livros. Contamos com sua parceria para continuar com o ritmo de crescimento da categoria!




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