1 – Defina seus objetivos. O que você deseja alcançar com a promoção: aumento de vendas? Tornar a banca conhecida? Fortalecer relacionamento com seus clientes?
2 – Determine quais as publicações serão trabalhadas e o público a ser atingido.
3 – Escolha a técnica promocional mais adequada: sorteio, vale-brinde, cupom, premiações tipo “estoure a bexiga e ganhe um prêmio” etc.
4 – Atente-se à possibilidade de fraude nos tipos de mecânicas promocionais.
5 – Defina o período da promoção e um cronograma para a sua ação. Descreva todas as etapas da ação e quando cada uma delas será realizada.
6 – Elabore a mecânica da promoção, que dever ser a mais clara e simples possível: como o cliente vai conquistar aquele benefício?
7 – Defina quanto será preciso gastar para realizar a promoção. Esse é o momento de orçar a promoção e contatar fornecedores e parceiros para envolvê-los na ação, caso necessário.
8 – Providencie recursos materiais. Você irá precisar de urna para sorteio? Uniforme para a promotora? Brindes? É hora de ir atrás!
9 – Divulgue a promoção com cartazes, faixas ou banners no PDV. Distribua folhetos no bairro e estabeleça permutas com a mídia local.
10 – Controle o resultado. Verifique quantos exemplares daquela publicação você vendia e quanto passou a vender durante a ação.