Antes de iniciar o planejamento de vendas, observe a transformação que o papel do vendedor vem sofrendo nos últimos anos.
Já passou o tempo em que o que interessava era vender produtos e serviços ao cliente, independentemente de sua necessidade. Isso resultava em cliente insatisfeito. Antigamente o vendedor não passava de um tirador de pedido.
Hoje estamos na era do relacionamento, precisamos desenvolver e preservar o contato com o cliente. O vendedor deixou de ser um mero tirador de pedidos e passou a ser um orientador, um solucionador de problemas, um consultor.
1- Defina objetivos
Comece determinando uma meta. Aonde você quer chegar? É impossível optar por uma tática sem ter uma direção para seguir. Ex.: aumentar o número de clientes novos ou vender mais para clientes atuais.
2 - Analise o que já está sendo feito
Após traçar uma meta, é importante analisar se o que está sendo feito está gerando bons resultados e se esses resultados são satisfatórios. Se a resposta for “não” ou “não o suficiente”, está na hora de mudar as estratégias de vendas.
3 - Estude bem o mercado e seus clientes
Todo vendedor deve conhecer bem o setor em que atua, suas tendências de mercado etc. Possuir esse conhecimento ajuda a evitar futuros problemas ou até mesmo a solucioná-los da maneira correta.
4 - Coloque em prática
Depois de definir seus objetivos, analisar o que está sendo feito, saber com quem está lidando, avalie quais atitudes serão tomadas, por qual motivo e o que é preciso fazer para atingir os objetivos propostos.
5 - Estipule prazos
Faça cronograma, com prazo para alcançar cada meta e os passos que deverão ser dados dentro do período estipulado. Boas vendas!