Sabia que ficar antenado com as novas tecnologias pode ser um curinga para vender mais? Foi pensando assim que em 2012 o jornaleiro Marcelo Lopes, da Banca do Marcelo, localizada em Santos (SP), resolveu abrir uma página exclusiva no Facebook para o seu PDV. Na rede, o jornaleiro costuma publicar lançamentos de revistas, álbuns, cromos e promoções de sua banca. A cada curtida na rede social, ele enxerga um cliente à vista. “Uma curtida no Facebook pode trazer cinco, dez ou até mais clientes. Recentemente divulguei o lançamento da revista Brasil Rumo ao Hexa no Facebook, que traz de brinde uma miniatura do mascote da Copa, o Fuleco, para colocar no carro. Um cliente curtiu a informação, se interessou pelo produto e pediu para que eu reservasse a revista”, conta, animado.
Marcelo não parou por aí. Embalado pelos lançamentos de novos aplicativos, ele resolveu estreitar os laços com seus clientes via WhatsApp e Zello, aplicativos de celular simples e gratuitos. “Muitos clientes me adicionam no WhatsApp, que é um aplicativo que você pode trocar mensagens de graça pelo celular. Eles me adicionam lá para saber novidades e reservar produtos. Acho interessante essas plataformas, pois são maneiras diferentes de manter contato com eles”, explica. O Zello, por exemplo, oferece ligações gratuitas funcionando como um walkie talk e é perfeito para os clientes que desejam ligar sem gastar na ligação.
João Mattos, gerente da distribuidora da Dinap em Santos, acredita que ações como as de Marcelo movimentam o mercado. “Ele conhece os clientes e seus novos hábitos e transformou a internet e os recursos tecnológicos em aliados para aumentar seu faturamento e estreitar laços com seu público. Marcelo é exemplo quando o assunto é fidelizar clientes”, finaliza.