Jornaleira aumenta vendas ao ajudar colecionador a completar álbum

29/05/2014
Jornaleira aumenta vendas ao ajudar colecionador a completar álbum

Quem coleciona ou já colecionou figurinhas sabe bem como é: todo colecionador faz uma verdadeira “caçada” quando precisa de um cromo para completar uma página, parte do álbum ou o álbum inteiro, não é mesmo? 

A jornaleira Francisca Maria Carvalho Souza sabe bem disso e se sensibiliza com os clientes adultos e com as mamães dos pequenos colecionadores, que ficam aflitas para atender aos pedidos dos filhotes. Para resolver o problema deles, Francisca criou um clube de trocas em que todos ganham. Funciona assim: quem tem figurinha repetida, deixa na banca. Quem está em busca de algum cromo específico, sempre passa no PDV para ver quais figurinhas estão disponíveis. Havendo alguma figurinha do interesse do colecionador, ele pode pegá-la e deixar pago o equivalente a um envelope. Por exemplo: se pegar até quatro cromos, deixa pago um envelope, se pegar até oito cromos, deixa pagos dois envelopes, e assim por diante. Os envelopes pagos, novinhos e fechados são entregues ao colecionador que deixou as figurinhas repetidas. Não é demais? 

“É vantagem para todo mundo”, explica Francisca. “Quem deixa a figurinha repetida, ganha um envelope novinho. Quem estava em busca de determinada figurinha para seu álbum, consegue realizar o seu desejo. E eu ganho também, porque vendo novos envelopes.” É essa a estratégia que Francisca usa com todos os álbuns, e com o da Copa não será diferente. 

Venda de pacotes fechados 

Entre os preparativos para vender mais na Copa, a jornaleira já deu início às negociações com alguns estabelecimentos vizinhos para a venda de pacotes de cromos. “Já estou negociando a venda de pacotes fechados com dois pontos, uma papelaria, e uma loja de R$ 1,99”, conta. “Vou deixar alguns pacotes consignados e estarei sempre por perto para acompanhar a velocidade de vendas e se precisarão de suplementação”, diz. Ela também vai decorar a banca com motivos verde e amarelo para contagiar a torcida com a alegria de campeã e pretende fazer promoções do tipo “compre 11 envelopes e ganhe 1”, e quando o cliente voltar à banca ela oferece “compre 12 e ganhe 1”, e assim sucessivamente, sempre sugerindo a compra de um envelope a mais. 

Na Banca Vaz de Lima há 26 anos, Francisca está sempre ao lado dos seus clientes, atenta às necessidades deles. As mães, então, são suas maiores fãs. “Mesmo quando uma criança chora para a mãe comprar mais cromos do que ela pode, eu mesma intercedo e digo que, dessa vez, ‘mamãe só vai comprar um pouco’. As mães adoram porque sentem que eu respeito o limite delas!” 

Para Elizabeth Peres, gerente comercial da Dinap SP, “criatividade e bom atendimento são diferenciais importantes no PDV. Com tantas boas ideias e um relacionamento todo especial com seus clientes, Francisca se destaca no seu negócio”.




« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers