Ações alavancam vendas na JMJ

16/08/2013
Ações alavancam vendas na JMJ

Um dos eventos de maior repercussão em 2013 no Brasil, a chegada do Papa Francisco ao país foi uma grande oportunidade para aumentar as vendas de revistas. No Rio de Janeiro, cidade que sediou a Jornada Mundial da Juventude e onde o Papa esteve hospedado, esse aumento foi significativo e impulsionado por um plano de ações diferenciadas colocadas em prática pela equipe da Agência Rio.
 
De acordo com Mario Perrut, gerente Comercial da Dinap RJ, a organização e o planejamento são alguns dos fatores que mais contribuem para impulsionar a venda de revistas em grandes ações como essa. “Pensamos com bastante antecedência em nossa estratégia para conseguir atender a demanda do período e fazer com que o máximo de clientes fossem impactados com as publicações religiosas no ponto de venda.” 

“No caso da JMJ, milhões de pessoas eram esperadas na cidade. Como deixar de aproveitar uma oportunidade como esta? Precisávamos estar lá, com o produto certo, na hora certa, para atingir o consumidor certo. Este foi o segredo do sucesso", revela Felipe Kotait Borba, gerente de vendas e marketing da Agência Rio.
 
Simone Carreira, diretora Comercial Rede DGB, reforça a importância do planejamento e envolvimento da equipe e jornaleiros para que oportunidades como esta gerem um resultado efetivo nas vendas de publicações. “Existem muitos outros eventos regionais acontecendo em todo o Brasil e pensar com antecedência nestas oportunidades, organizando um plano detalhado com as ações que serão implementadas, é imprescindível para o sucesso da ação. Este é um grande exemplo de trabalho em equipe – que envolveu comercial, GD, bancas, livrarias e PAs - e que trouxe resultados concretos”, explica Simone.

Confira abaixo o passo a passo do planejamento da ação realizada pela equipe do Comercial GRJ:
 
De acordo com a equipe do Comercial GRJ, os preparativos para a data começaram dois meses antes. Foram levantados os locais onde o evento seria realizado (e, assim, saber onde estaria concentrado o maior fluxo de pessoas), tipo de hospedagem que seria utilizada pelos turistas e o número estimado de pessoas que estariam no Rio durante o evento. Com base nas informações, foi traçado um plano de ações que contemplou as iniciativas a seguir:
 
- Levantamento das publicações religiosas que estariam disponíveis no período, sugestão aos GDs de relançamento de publicações já recolhidas e sugestões de novas publicações aos editores;
 
- Mapeamento dos PDVs localizados próximos aos principais locais de concentração de fieis e negociação de espaços nobres - como vitrines, displays extras, balcão central, etc -, criando nichos religiosos nas principais bancas e revistarias da cidade. Dessa forma, o consumidor era impactado assim que chegava ao ponto e encontrava todas as revistas em um só local, agilizando a compra e fazendo com que escolhessem, muitas vezes, mais de uma publicação;

- Atuação diferenciada nas principais livrarias com ações de cross merchandising, em locais onde o segmento religioso já estava sendo trabalhado com outros produtos, e exposição nas vitrines. No caso do cross, quem buscava um livro religioso, foi impactado também pelas revistas;
 
- Criação de materiais promocionais que chamavam a atenção para as revistas religiosa;

- Veiculação de anúncio no Informe do Jornaleiro para divulgar as revistas religiosas e incentivar que elas fossem oferecidas aos clientes. 




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