![]() |
Desde sempre, as edições de aniversário de PLAYBOY arrancam suspiros e deixam os homens com aquela expressão de “ooh” em frente às bancas de todo o Brasil, com as lindas mulheres que são selecionadas, ano a ano, para brilhar na capa. Mas será que esse sucesso acontece somente pela exclusividade e pelo suspense?
Fomos atrás das praças que apresentaram o melhor faturamento nas últimas edições, para explicar, baseado em experiências e histórias dos jornaleiros que se destacaram nas vendas, como garantir um bom faturamento com as edições comemorativas de PLAYBOY.
“Descontração na hora da venda é tudo”, diz jornaleiro de São Paulo
Alexandre Galeano, da Banca Vilaboim, em São Paulo recebe cerca de 60 edições da PLAYBOY e vende mais de 70% de seu reparte todos os meses. Ele conta que o segredo é argumentar na hora da venda sobre todos os destaques da revista e não somente sobre a musa da capa, além de fazer uma boa exposição. “Nem sempre os clientes se sentem à vontade de entrar em uma banca e comprar uma revista como a PLAYBOY, por isso, temos uma tática que dá certo e já me rendeu a fidelização de diversos fãs da publicação: mostre e apresente os outros destaques que a edição traz, assim, a pessoa que está procurando revistas pode se interessar por temas que estão sendo discutidos na edição, mas que não estão recebendo tanto destaque. É infalível”, comenta o jornaleiro.
Em MG, sucesso com sessão de autógrafos
Com tradição de sediar grandes sessões de autógrafos e garantir vendas altas em todas as edições de PLAYBOY, o mineiro de Belo Horizonte, Maurício Carina, da Revistaria Via Ápia, conta que o maior benefício do investimento em ações diferenciadas envolvendo a revista é a visibilidade e a divulgação do ponto de venda em toda a cidade. “Investir em sessões de autógrafos e na divulgação dos materiais pormocionais garante ao ponto clientes fidelizados, investimentos de editores, elogios recebidos... Faz tanto sucesso que na edição em que a Cacau foi capa, organizamos uma grande estrutura para recebê-la e, com isso, vendi 600 revistas e mais de 4 mil pessoas estiveram presentes!”
A simplicidade matadora de Brasília
O Sr. José Luiz, da Banca Bacana, em Brasília, acostumado com o público da revista e há muitos anos atuando no mercado, acredita nas exposições mais simples e tradicionais. “Aqui na minha banca, vejo homens de todas as idades comentando sobre a capa desde o primeiro momento em que a revista chega. Por estar em um local movimentado, como é a Rodoviária, prefiro expor as revistas de maneira mais simples nos balcões e nas vitrine, mas com grande destaque para sinalizar aos meus clientes fiéis de que a revista já chegou na banca”, explica o jornaleiro.
Atendimento de primeira em Curitiba
Em Curitiba, o atendimento é a bola da vez! Lorizete Negofek, da Revistaria Leia Bem, explica que o bom atendimento é essencial para fidelizar os clientes e argumentar na hora da venda de uma edição comemorativa como a de PLAYBOY. “Aqui na revistaria, nós procuramos dar atenção aos clientes fiéis que buscam a PLAYBOY, pois geralmente eles querem saber antecipadamente da chegada da revista. Para os clientes novos nós também prestamos um atendimento especial, que garante a conquista e a fidelização”, afirma.
Argumentação e exposição: a tática do Rio
Para o carioca Mario Vanzillotta, da Revistaria Notícia do Shopping, no Rio de Janeiro, que vende cerca de 30 edições de PLAYBOY por mês, destacar a publicação em vários pontos estratégicos da banca é a melhor opção para quem quer vender mais. “A valorização do produto é muito importante para garantir um bom faturamento, por isso, costumo destacar as publicações que quero vender mais nos balcões centrais, perto do segmento do título, nas vitrines e nos caixas. Assim, fica mais fácil de oferecer e argumentar com o cliente na hora da venda. Além disso, as ações de compre e ganhe também são simples de desenvolver e trazem um bom retorno para o ponto”, comenta o jornaleiro.
Os jornaleiros mostraram suas táticas e agora, para garantir um bom faturamento com a edição de aniversário de PLAYBOY, que lança na próxima semana, invista na exposição da publicação e dos materiais promocionais, realize um bom atendimento e venda mais!