Atendimento e delivery para vender mais

19/07/2013
Atendimento e delivery para vender mais

Joaquim Machado, de Caçapava (SP), comprou sua primeira banca há dez anos, num bairro da cidade, e seu trabalho teve tanto destaque que dois anos depois ele foi convidado pelo distribuidor local para arrendar a Banca da Matriz, no centro, maior e com mais movimento. “Ele vendia bem, mas numa banca com pouco potencial. No ponto atual, em dois anos, o jornaleiro aumentou as vendas em cerca de 50% e hoje já dobrou o faturamento, sendo a segunda maior da cidade”, comenta o distribuidor Eduardo Pupio.

O segredo do sucesso, segundo Joaquim, está no excelente atendimento: “É fundamental tratar a todos com educação e respeito, mesmo aquele cliente que nem responde seu cumprimento. Quando alguém pergunta sobre uma revista, não basta indicar com o dedo, é importante pegar para o cliente e, caso não tenha o exemplar solicitado, indicar outros títulos”, diz. O distribuidor acrescenta: “Joaquim tem ‘sangue de jornaleiro’ e espírito empreendedor. Ele se identificou com os produtos que vende e sabe cativar os clientes, identificando perfis que se interessam por determinadas publicações, principalmente colecionáveis”.

Ações vencedoras
O jornaleiro também faz uma série de ações para facilitar a vida dos clientes, incluindo entrega em domicílio e em outros estabelecimentos como padarias e mercados, na creche em que sua mulher trabalha e em lojas da região, além de reservar publicações, avisando os colecionadores da chegada dos exemplares. “Normalmente meu filho me ajuda a tomar conta da banca e eu faço as entregas. Brinco que em vez de ‘office-boy’, sou ‘office-old’”, diverte-se Joaquim.

Além disso, ele já distribuiu brindes no Dia das Mães e no Dia dos Pais e, no final do ano, entregou calendários aos clientes com os dados da banca. Outra ação foi abrir aos domingos até as 13h, aproveitando o fluxo de pessoas que saem da missa. “Antes de assumir essa banca, sempre a via fechada na saída da igreja e comentava com minha mulher que o jornaleiro anterior estava perdendo dinheiro. Ao assumir, mudei o horário para atender a esse público”, finaliza o jornaleiro.




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