70 anos de Zé Carioca

13/11/2012
70 anos de Zé Carioca

Zé Carioca, um dos personagens mais carismáticos da Disney, está comemorando 70 anos de vida. Para homenagear os fãs do quadrinho do malandro, a área de Licenciamento do Núcleo Infanto-Juvenil da Abril preparou um especial com dois volumes que resgata as sete décadas de aventura do famoso papagaio. O primeiro chegou às bancas na última semana, já o segundo será lançando no final de novembro.

“Buscamos reunir as histórias mais representativas. No primeiro volume, o nosso maior destaque são as tiras que foram veiculadas nos jornais americanos entre 1942 e 1944. Por serem muito antigas, nunca haviam sido organizadas em uma única publicação”, adianta Sérgio Figueiredo, diretor de redação de Licenças do Núcleo Infanto-Juvenil.

Por dentro da Memória Abril

A ideia de criar um personagem tipicamente brasileiro veio em 1942, durante uma visita de Walt Disney ao Brasil. Aqui, ele conheceu o músico José do Patrocínio Oliveira, que serviu de inspiração para o Zé Carioca. Oliveira ainda emprestou a sua voz para o papagaio nos filmes “Alô, Amigos” e “Você já foi à Bahia?”.

E foi justamente no longa-metragem “Alô, Amigos” que Zé Carioca estreou para o mundo. A primeira exibição da película ocorreu no Brasil, em agosto de 1942. Nos EUA foi exibido somente em 1943. Antes de ter sua própria publicação na Editora Abril, em 1961, Zé fez algumas aparições no gibi do Pato Donald.

O papel da Abril no sucesso do personagem foi crucial. “Aqui, criamos toda a alma do Zé Carioca e também desenvolvemos todos os personagens secundários”, conta Sérgio Figueiredo. 


*Matéria reproduzida pelo site PSC Online




« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers