
Ao responder às questões a seguir, você terá uma visão clara de onde você está, como empreendedor, e aonde irá chegar. Você irá perceber o quanto será mais fácil direcionar corretamente suas ações e investimentos para 2011. Esse roteiro foi elaborado a partir de informações do consultor Samuel Santos Viana, do Sebrae-SP.
1 - Nome do ponto de venda
2 - Visão (aonde você quer chegar com seu ponto de venda nos próximos anos? Por exemplo: ser a maior banca do bairro em faturamento)
3 - Missão (razão de ser do ponto de venda. Por que ele existe?)
4 - Valores (o que você valoriza no seu ponto de venda? Por exemplo: "Nosso sucesso depende do bom atendimento ao cliente")
5 - Análise do ponto de venda
5.1- Fatores internos
5.1.1 - Pontos fortes do seu ponto de venda
5.1.2 - Pontos fracos do seu ponto de venda
5.2- Fatores externos
5.2.1 - Quais as oportunidades de mercado (por exemplo: novos condomínios sendo construídos na região)
5.2.2 - Quais as ameaças de mercado (concorrentes, decadência da sua região etc.):
6 - Perfil dos clientes
7 - Fatores de sucesso (quais as características de um ponto de venda de sucesso em cada item abaixo?)
Marketing:
Produtos:
Serviços:
Operacional:
Recursos (tanto materiais, como computadores, quanto humanos, como ter um funcionário na sua ausência):
8 - Análise da concorrência (quais são seus principais concorrentes? Quais os pontos fortes e fracos deles? Avalie o que você pode melhorar em relação aos seus concorrentes e qual o seu diferencial)
Concorrentes |
Pontos Fortes |
Pontos Fracos |
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9 - Metas estratégicas (quais suas metas para 2011 e por quê? Por exemplo:
Meta: abrir 5 pontos alternativos
Justificativa: os pontos alternativos podem aumentar seu faturamento sem um investimento muito alto)
Metas Estratégicas |
Justificativa |
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10 - Conclusão (qual a posição atual do seu ponto de venda com base nos aspectos analisados acima e o que deve ser mudado?)
Por exemplo:
Meu ponto de venda:
( ) é moderno e está em boas condições. O que posso fazer para torná-lo ainda mais atrativo?
( ) precisa de pequenas reformas. Quais? Quanto devo gastar em média para torná-lo mais atrativo?
( ) precisa ser trocado ou passar por uma reforma maior. Devo trocar a lata ou reformar? Quanto devo gastar em cada caso?
Meus funcionários:
( ) são constantemente treinados e motivados. O que mais posso fazer pela minha equipe?
( ) já fizeram treinamentos, mas faz tempo e não foram todos. Vou verificar com a distribuidora as próximas datas de treinamentos.
( ) não participaram de treinamentos e a equipe não está bem integrada. Vou verificar com a distribuidora as próximas datas de treinamentos.
O fluxo de caixa de meu ponto de venda:
( ) está sempre bem controlado, por meio de um sistema informatizado, e tanto eu como meus funcionários sabemos como operar o sistema.
( ) geralmente está bem controlado, mas não é informatizado, eu e meus funcionários anotamos tudo em um caderno. Será que não é a hora de informatizar meu ponto de venda?
( ) não sei muito bem como controlar, apenas anoto o que vendo em um caderno, mas às vezes esqueço. Será que preciso fazer um curso sobre fluxo de caixa para aprender mais sobre isso ou informatizar a banca?

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estratégico para 2011 na edição
108 da Revista do Jornaleiro Dinap