Revista do Jornaleiro Dinap - Trace metas para 2011

Confira um modelo de planejamento estratégico para seu ponto de venda

10/12/2010
Revista do Jornaleiro Dinap - Trace metas para 2011
Confira um modelo de planejamento estratégico para seu ponto de venda


Ao responder às questões a seguir, você terá uma visão clara de onde você está, como empreendedor, e aonde irá chegar. Você irá perceber o quanto será mais fácil direcionar corretamente suas ações e investimentos para 2011. Esse roteiro foi elaborado a partir de informações do consultor Samuel Santos Viana, do Sebrae-SP.

1 - Nome do ponto de venda

2 -
Visão (aonde você quer chegar com seu ponto de venda nos próximos anos? Por exemplo: ser a maior banca do bairro em faturamento)

3 - Missão (razão de ser do ponto de venda. Por que ele existe?)

4 - Valores (o que você valoriza no seu ponto de venda? Por exemplo: "Nosso sucesso depende do bom atendimento ao cliente")
 
5 - Análise do ponto de venda

5.1- Fatores internos

5.1.1 - Pontos fortes do seu ponto de venda

5.1.2 - Pontos fracos do seu ponto de venda

5.2- Fatores externos
5.2.1 - Quais as oportunidades de mercado (por exemplo: novos condomínios sendo construídos na região)

5.2.2 - Quais as ameaças de mercado (concorrentes, decadência da sua região etc.):

6 - Perfil dos clientes

7 - Fatores de sucesso
(quais as características de um ponto de venda de sucesso em cada item abaixo?)
Marketing:
Produtos:
Serviços:
Operacional:
Recursos (tanto materiais, como computadores, quanto humanos, como ter um funcionário na sua ausência):

8 - Análise da concorrência (quais são seus principais concorrentes? Quais os pontos fortes e fracos deles? Avalie o que você pode melhorar em relação aos seus concorrentes e qual o seu diferencial)

 Concorrentes

 Pontos Fortes

 Pontos Fracos

     
     
     
  


9 - Metas estratégicas
(quais suas metas para 2011 e por quê? Por exemplo:
Meta: abrir 5 pontos alternativos
Justificativa: os pontos alternativos podem aumentar seu faturamento sem um investimento muito alto)


 Metas Estratégicas

 Justificativa

   
   
   
   
   



10 - Conclusão
(qual a posição atual do seu ponto de venda com base nos aspectos analisados acima e o que deve ser mudado?)
Por exemplo:

Meu ponto de venda:
(    ) é moderno e está em boas condições. O que posso fazer para torná-lo ainda mais atrativo?
(    ) precisa de pequenas reformas. Quais? Quanto devo gastar em média para torná-lo mais atrativo?
(    ) precisa ser trocado ou passar por uma reforma maior. Devo trocar a lata ou reformar? Quanto devo gastar em cada caso?

Meus funcionários:
(    ) são constantemente treinados e motivados. O que mais posso fazer pela minha equipe?
(    ) já fizeram treinamentos, mas faz tempo e não foram todos. Vou verificar com a distribuidora as próximas datas de treinamentos.
(    ) não participaram de treinamentos e a equipe não está bem integrada.  Vou verificar com a distribuidora as próximas datas de treinamentos.

O fluxo de caixa de meu ponto de venda:
(    ) está sempre bem controlado, por meio de um sistema informatizado, e tanto eu como meus funcionários sabemos como operar o sistema.
(    ) geralmente está bem controlado, mas não é informatizado, eu e meus funcionários anotamos tudo em um caderno. Será que não é a hora de informatizar meu ponto de venda?
(    ) não sei muito bem como controlar, apenas anoto o que vendo em um caderno, mas às vezes esqueço. Será que preciso fazer um curso sobre fluxo de caixa para aprender mais sobre isso ou informatizar a banca? 








Leia mais sobre o planejamento
estratégico para 2011 na edição
108 da Revista do Jornaleiro Dinap




« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers