Em dezembro do ano passado, a distribuidora de
Belém (PA) envolveu três pontos de venda no projeto de troca de bancas, em parceria com a Dinap, a Vivo e a Philip Morris. Os novos modelos, escolhidos num acordo com a prefeitura local, têm entre sete e 20 metros quadrados.
Segundo o distribuidor Albano Martins Neto, a negociação começou quando um projeto da prefeitura ameaçou retirar as bancas da cidade. "Negociamos com a administração municipal e, para começar, selecionamos os jornaleiros do centro de Belém com interesse em realizar a troca", explica. O preço dos modelos variou entre 28 e 56 mil reais, e cada parceiro ficou responsável por um quarto do investimento - os jornaleiros têm até um ano para pagar valor sem juros diretamente com o fabricante. Além da negociação com a prefeitura, a distribuidora ainda apoiou o projeto colaborando com ajustes necessários nos novos pontos de venda, como a instalação de exaustores contra o calor.
"Somente por trocarmos os modelos antigos pelos novos já geramos um aumento nas vendas", acredita Albano. A expectativa é de que as vendas das bancas novas aumentem cerca de 20% nos próximos meses, e estimulem ainda mais a parceria com a administração local e o interesse de outros jornaleiros.
De portas abertas para os clientes
Se antes muitas pessoas passavam direto pela Banca do Fábio, agora os clientes olham, entram, conversam e fazem questão de elogiar a novidade. "E quando fazem isso, eles acabam encontrando algo interessante e compram", comemora Fábio Zaire Sanjad. Com um investimento de cerca de 6 500 reais, ele espera ter um retorno em seis meses, e aumentar o faturamento em até 30%.
Apesar de ter o mesmo tamanho do modelo antigo (5 x 1,5 m), o PDV tem chamado a atenção do público por conta do layout e da iluminação, que facilitam a exposição dos títulos. "Agora o cliente pode entrar na banca. É como se abríssemos uma porta para ele", afirma. E até mesmo companheiros de profissão ficaram interessados na mudança. Segundo Fábio, vários jornaleiros da cidade já entraram em contato para saber como participar do projeto.