Como impressionar seus clientes

Deixe sua marca pessoal na mente dos leitores e seja bem lembrado

16/10/2009
Como impressionar seus clientes
Deixe sua marca pessoal na mente dos leitores e seja bem lembrado
A edição de novembro da Revista do Jornaleiro Dinapestá chegando aos pontos de venda de todo o Brasil etraz uma reportagem com dicas para impressionar bem os clientes e deixar a sua marca pessoal na mente deles, fazendo com que o jornaleiro seja relacionado a características positivas. Além das dicas publicadas na RJD, você confere aqui no site Dinap uma entrevista com João Matta, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, e dicas do jornaleiro Jussier Ramalho, de Natal (RN).


RJD - Por que o jornaleiro deve se preocupar com sua imagem?
João Matta- Porque nós, consumidores, tomamos atitudes e nos comportamos baseados mais no que sentimos do que no que pensamos. O que diferencia um PDV de outro, além da localização e da exposição das publicações, é o jornaleiro e como ele age com os clientes. Ele é a figura principal e sua imagem deve ser boa, para evitar que seus clientes prefiram andar alguns metros a mais para ser atendidos por alguém de melhor reputação, credibilidade ou simpatia.

RJD - Que atitudes fazem com que o jornaleiro seja bem lembrado pelos clientes?
João Matta -Atitudes positivas e coerentes com sua identidade. É claro que atender bem, ser educado, resolver os problemas dos clientes e conhecê-los é muito importante para o sucesso de um jornaleiro, mas é preciso mais que isso. Para ser lembrado, é preciso que o jornaleiro tenha uma marca pessoal de destaque, que o diferencie de outros jornaleiros na mente dos clientes.

RJD- Na prática, como é isso?
João Matta-
Busque nos cinco pontos de sua identidade características inéditas e que agradem seus clientes (leia abaixo). Estou falando de inovação em serviços, algo que ainda não tenha sido feito. A má notícia é que isso pode ser copiado, portanto a inovação para se diferenciar precisa ter algo que só seu criador seja capaz de fazer.

RJD - Como o jornaleiro pode descobrir a imagem que os clientes fazem dele?
João Matta- Faça uma rápida pesquisa com alguns clientes que aborde os cinco pontos de identidade de marca pessoal que citei. Essa enquete pode ser estruturada em um formulário de perguntas, mas o ideal é que seja conduzida por meio de conversas e bate-papos informais com os clientes. Seria interessante entender quais pontos de sua imagem agradam e quais não, qual é o nível de sua credibilidade, sua simpatia, sua capacidade de empatia etc.

Bem na fita
Quer fazer bonito diante dos seus clientes e ser bem lembrado por eles? Trabalhe esses aspectos para construir uma marca pessoal positiva. As dicas são de João Matta, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

1 - Aspectos físicos. Diz respeito ao estilo de se vestir ou à forma de falar. Não há um jeito melhor ou pior, apenas seja coerente com os tipo de público que você atende.

2- Personalidade. Explore os pontos positivos de sua personalidade. Por exemplo: senso de justiça, ética ou comprometimento com os clientes. Acredite: eles percebem essas qualidades. Se for o caso, trabalhe para neutralizar os seus pontos negativos.

3- Reflexo. São aspectos em comum entre o profissional e o cliente, desde alguns atributos de personalidade ou aspectos físicos, time que torce ou outros gostos que gerem uma proximidade com o cliente. Também é importante que o profissional tenha alguns pontos que o cliente admire, principalmente aqueles que ele não possui: conhecimento aprofundado das revistas, dos jornais, do bairro, das pessoas ou mesmo traços de personalidade.

4- Relacionamento. É importante ser coerente no relacionamento do dia a dia com os clientes, sem variação de humor ou de atitude, pois o cliente forma a imagem que tem do jornaleiro toda vez que vai à banca.

5- Contexto. O PDV deve ter a "cara" do jornaleiro e refletir a mesma imagem que ele busca construir. Por exemplo: se o jornaleiro quer transmitir a ideia de que é ágil, moderno e eficiente, algum aspecto da banca deve comprovar isso.





Leia a matéria completa na edição 101 da Revista do Jornaleiro Dinap, que traz como matéria principal técnicas infalíveis de exposição para atrair mais clientes e ainda os principais lançamentos do mês.





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