A distribuidora de
Goiânia (GO) inaugurou no mês passado sete unidades do projeto Revisteca Abril, na capital e na cidade de Guapó, em instituições que abrigam menores carentes, abandonados ou infratores.
Os locais selecionados foram CIP (Centro de Internação Provisório), CIA (Centro de Internação do Adolescente), Case (Centro de Atendimento Sócio-Educativo), Condomínio Sol Nascente, Ministério Filantrópico Terra Fértil (unidades Adonai e Renascer) e Lar Mãe Zeferina. "Entramos em contato com cada unidade e muitos coordenadores nem acreditavam que o projeto seria colocado em prática. Quando chegamos com os displays e com as revistas, todos ficaram maravilhados e muito agradecidos", conta Danielle Leão da Silva Pigari, supervisora promocional da distribuidora. No total, mais de 360 crianças e jovens serão beneficiados com o projeto.

Além de colaborar como ferramenta no processo de aprendizagem e socialização entre os internos, a revisteca serve como material de pesquisa para trabalhos e uma forma de estimular a criatividade das crianças e jovens. "Trabalhamos com todo o material da Revisteca Abril durante as aulas de reforço e deixamos à disposição das meninas num espaço de leitura que criamos", conta Marilene dos Santos Tavares, coordenadora do Abrigo Renascer.
Em uma das instituições, o sucesso do projeto foi tão grande que os internos criaram um revezamento para a leitura dos exemplares. Cada semana, um grupo leva determinados títulos para casa, e devolve na semana seguinte, explica Moisés Rodrigues dos Santos, coordenador do Abrigo Adonai. "A revisteca está estimulando o hábito da leitura de diferentes tipos de literatura e áreas de interesse", acredita.