Londrina (PR) reformula ponto-de-venda

Nova exposição e mais organização garantem aumento no faturamento

14/11/2008
Londrina (PR) reformula ponto-de-venda
Nova exposição e mais organização garantem aumento no faturamento
Uma parceria entre a distribuidora de Londrina (PR) e a Banca Pop rendeu ao ponto-de-venda um aumento de 25% em seu faturamento em menos de um mês. Apesar de bem localizado e com 25m², o ponto não estava atingindo seu potencial de vendas devido à exposição inadequada das publicações e à dificuldade de circulação dos clientes.

Depois de avaliar as características da banca, a assistente comercial Iara Rodrigues propôs algumas mudanças aos jornaleiros Dorival Silva e Marli Aparecida Costa. "Se eles autorizassem, eu faria a reformulação e manteríamos assim por 30 dias. Caso as mudanças não fizessem efeito, voltaria tudo como estava antes", conta. Em um trabalho que durou 11 horas, ela retirou expositores antigos e as sapateiras que bloqueavam a entrada do PDV, trocou displays, expôs as revistas femininas e semanais de informação em locais mais nobres, levou o segmento erótico para um espaço mais reservado, reorganizou as publicações de acordo com os segmentos e deu prioridade à exposição dos materiais promocionais.

No mesmo dia, segundo Iara, os clientes já comentavam as mudanças. "Os jornaleiros ficaram muito felizes e surpresos, porque não apostavam que uma pequena mudança como essa poderia trazer tanto resultado", revela. Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o faturamento do ponto já cresceu 29%. Para manter o desempenho, a assistente faz visitas semanais à banca, sempre de olho na exposição e organização das publicações e materiais promocionais.

E a idéia não parou na Banca Pop. Outros pontos da cidade já mostraram interesse em realizar mudanças, e próxima será realizada no mês que vem. "Estamos incentivando esse trabalho com os assistentes, que verificam os pontos positivos e negativos do PDV e encontram nessas mudanças uma oportunidade de renovação", afirma Maicler Vieira Salgado, gerente de marketing da distribuidora. Em reuniões periódicas, os assistentes são orientados sobre exposição e mix, além da conscientização para se colocar no lugar do jornaleiro na hora de propor alterações. "Com todo esse trabalho, mostramos que nossas sugestões serão melhores para as vendas e também para o atendimento aos clientes", finaliza.





         


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