Festa no Dia do Jornaleiro

10/10/2008
Festa no Dia do Jornaleiro
O Dia do Jornaleiro foi comemorado em 30 de setembro e as distribuidoras aproveitaram para homenagear os jornaleiros com cafés-da-manhã e presentes. Confira como foi a festa em algumas praças!

Parceria e homenagem
A distribuidora de Macaé (RJ) fechou uma parceria com o jornal local O Debate para homenagear os jornaleiros da praça. Além de um café-da-manhã, 35 jornaleiros foram convidados para um jantar e ganharam presentes de diversos editores, incluindo relógio de pulso para todos os participantes e sorteio de uma bicicleta, presente da própria distribuidora. "Esse tipo de reconhecimento é algo que faz com que a venda melhore, faz com que o cliente que chega ao ponto-de-venda seja muito melhor atendido, faz com que a banca fique mais bonita e que, ao acordar todas as madrugadas, o jornaleiro seja motivado a estar lá, chova ou faça sol, pois ele sabe qual é o seu papel na sociedade", acredita José Ricardo Lima Dias, gerente
                                                    administrativo da distribuidora.

Um dos destaques do jantar foi a homenagem prestada ao distribuidor de Macaé Liberato Colonese, que chegou ao Brasil em 1953, aos 13 anos de idade, e logo começou a vender jornais. Com a presença de seus familiares, Liberato recebeu uma placa comemorativa e um quadro com a foto de seu primeiro ponto-de-venda.

Festa na Bahia
A praça de Salvador aproveitou o lançamento da campanha "Deixe o mundo + Pink", de Capricho, e decorou a distribuidora com materiais promocionais. Os jornaleiros que foram retirar seu reparte participaram de um café-da-manhã e concorreram a prêmios, entre camisetas, bolsas, bonés e aventais. Já a praça de Itabuna ofereceu bolo e suco aos jornaleiros e entregou a todos uma carta especial, reforçando a parceria e a importância do trabalho da classe.




Desafio para jornaleiros
Além de um café-da-manhã, a distribuidora de Presidente Prudente (SP) marcou a data com o lançamento de um desafio para os jornaleiros. O "Desafio de Vendas 2009", que será realizado até julho do ano que vem e premiará com mil reais o jornaleiro que atingir a pontuação determinada pela distribuidora, baseada em crescimento, atendimento, visual, pontualidade nos pagamentos e mix de publicações de acordo com os 50 títulos mais vendidos no PDV.

Outra novidade na praça foi a reunião entre jornaleiros e funcionários para assistir à palestra de uma advogada sobre motivação, que promoveu a interação entre os próprios jornaleiros e os funcionários da distribuidora.

Visita aos PDVs
Se os jornaleiros não podiam ir para a distribuidora, a distribuidora foi até os jornaleiros em Pato de Minas (MG). Todos os funcionários visitaram os pontos-de-venda da cidade para entregar uma cesta de café-da-manhã. "No ano passado, fizemos a festa na distribuidora e nem todos puderam vir. Então, tivemos a idéia de ir até eles", conta Rosana Bottura, promotora da distribuidora. Segundo ela, a ação proporcionou uma interação maior entre jornaleiros e funcionários da distribuidora, já que muitos se conheciam apenas por telefone. "Eles adoraram o presente e principalmente a lembrança e a confraternização com a distribuidora. Com isso, deixamos uma boa imagem a todos os jornaleiros", completa.

Comemoração na banca
Mas não são só as distribuidoras que fazem a festa. A comemoração já é tradição na Banca do Fórum, no Rio de Janeiro (RJ). Há quatro anos, o jornaleiro Liberatto Chiapetta reúne em uma festa membros da Dinap, do Sindicato dos Jornaleiros, sua esposa, filhos e netos.

Ele conta que a idéia de organizar a festa surgiu quando recebeu uma homenagem de Roberto Civita, presidente da Editora Abril, que foi entregue pela equipe da Dinap e inspirou o jornaleiro. "A banca abria só durante a semana e naquele dia a Dinap pediu para que eu abrisse no sábado. Eu abri, sem saber da surpresa que me esperava. Achei esse ato tão bonito que resolvi fazer a comemoração", relembra. Desde então, a banca funciona todos os sábados, vendendo mais até do que em alguns dias da semana, e a festa anual marca a data com muita música italiana, vinho, comida caseira típica da região da Calábria e bate-papo entre os participantes.

Clique aqui para conferir um vídeo da comemoração do Dia do Jornaleiro na Banca do Fórum.
 




« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers