Sucesso instantâneo

25/02/2008
Sucesso instantâneo
Quer começar no ramo com o pé direito?

Se você já leu a matéria Sucesso instantâneo na edição 88 da Revista do Jornaleiro Dinap, confira agora mais algumas dicas de quatro profissionais para se dar bem na profissão:


 Por Tom Coelho
1 - Cultive a excelência no atendimento. Demonstre interesse, procurando ajudar o cliente a encontrar o que deseja.
2 - Fidelize. Monte um cadastro de clientes e ofereça promoções em datas especiais, como aniversários.
3 - Otimize os espaços. Não adianta expor centenas de produtos, tornando a banca poluída e intransitável.
4 - Aproveite bem as vitrines, fazendo uma rotatividade de produtos. Vitrine que não muda vira paisagem: ninguém nota ou dá importância. Seja criativo.
5 - Ouse! Coloque um karaokê e convide os clientes a cantar, faça promoções-relâmpago usando um megafone.
6 - Sorria. Os chineses dizem que aquele que não sabe sorrir não deve abrir uma loja. Demonstre que você tem paixão pelo que faz, conquistando seus clientes.

Tom Coelho é consultor, professor universitário, palestrante e escritor com artigos publicados regularmente em mais de 400 veículos da mídia impressa e digital em treze países.


 Por Sergio Almeida
1 - Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Receba o cliente sempre com um sorriso e um caloroso cumprimento. Despeça-se também com alegria, desejando-lhe um excelente dia.
2 - Seja simpático e empático com o cliente, ou seja, ponha-se no lugar dele, sempre.
3 - Ofereça ao cliente o máximo de conforto possível.
4 - Conheça sua clientela e nunca deixe faltar os produtos de preferência dela.
5 - Dê total atenção ao cliente. Quando não for possível, justifique. Peça desculpas.
6 - Não ofereça balinhas como troco. Se faltar alguns centavos, diga ao cliente que não precisa, dispense.

Sergio Almeida é consultor e palestrante, autor de dez livros sobre atendimento, entre os quais A Arte de Cuidar do Cliente e Ah! Eu não acredito.


 Por Mario Perrut
1 - Informe-se sobre as publicações para auxiliar o cliente, lendo a própria Revista do Jornaleiro Dinap, Últimas Novidades e folheando as revistas que chegam à banca.
2 - Conheça os clientes pelo nome, saiba do que eles gostam. Reserve lançamentos para os clientes ou seus familiares e apresente a eles quando forem ao ponto-de-venda.
3 - Defina e cumpra um horário de funcionamento, respeitando os horários do comércio local e de trânsito de possíveis clientes ao redor do ponto.
4 - Acompanhe a performance dos produtos de conveniência, verificando a relação custo benefício e utilização dos espaços nobres para a exposição destes produtos.
5 - A apresentação é o cartão de visitas do ponto-de-venda. Portanto atenção para iluminação, limpeza, temperatura, poluição visual, uniformização, apresentação pessoal.
6 - Formas de pagamento: quanto mais opções de pagamento, maiores as possibilidades de ganho. Procure aceitar cartão de crédito e débito.
7 - Informatize o ponto. Você terá maior controle financeiro, de estoque, poderá se comunicar com o distribuidor via WEB (para solicitar NA, suplementação, ajuste de mix), e com clientes, informando-os sobre lançamentos e reservas.
8- Administre a parte financeira: ao fim de cada dia, apure o faturamento, separando o valor que é seu e o que deve ser pago ao distribuidor.

Mário Perrut é gerente comercial da Agência Rio da Dinap.


 Por Wlamir Bello
1 - Muitos clientes não querem perder tempo para preencher um cadastro. Crie um agente motivador para pegar esses dados, como o sorteio de um brinde.
2 - Avalie seu público-alvo e ofereça serviços que agreguem valor ao ponto.
3 - Personalize a banca: não deixe faltar cartão de visita e sacolinhas.
4 - Utilize as novas tecnologias, como e-mail e "torpedos" de celular para se comunicar com os clientes a um custo baixo.
5 - Mensure o fluxo de clientes que passam pela banca, se possível, de hora em hora. Ou seja, quantos clientes entram na banca das 6h às 7h, das 7h às 8h, quantos compram alguma coisa, o que compram.

Wlamir Bello é consultor de marketing do Sebrae-SP.




Confira a matéria completa na Revista do Jornaleiro Dinap.




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