28/12/2007
Rede divulga livro de Casa Claudia
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Exposição diferenciada destacou o lançamento |
No lançamento do livro 150 idéias de decoração de Casa Claudia, as equipes comerciais da Grande São Paulo (SP), Grande Rio de Janeiro (SP) e de mais cinco praças da rede capricharam na campanha de divulgação e criaram ações especiais para destacar a publicação nos pontos-de-venda como uma opção de presente de Natal.
Nas principais livrarias houve diversas ações diferenciadas, como exposição temática, colocação de materiais promocionais, ação com promotoras e promoção compre e ganhe, na qual a leitora ganhava um exclusivo cartão de Natal criado pela redação de Casa Claudia. Para ajudar na divulgação, uma mala-trailler foi confeccionada, trazendo o conteúdo do livro e explicando sobre a promoção compre e ganhe. Além disso, os pontos-de-venda também receberam um totem inovador, com 1,50 metro, que destacava a publicação e chamava a atenção dos leitores.
Segundo Felipe Borba, especialista em marketing da Dinap Rio, somente em um fim de semana as cinco livrarias que receberam promotoras uniformizadas para divulgar o lançamento venderam 36% do reparte. "Esse tipo de iniciativa faz a diferença. É uma forma de fazer os clientes conhecerem o produto e estimular a compra", afirma. Ele conta ainda que a ação gera também vendas indiretas, de leitores que acabam voltando depois para comprar o livro. "E há também quem compre mais de um exemplar, para dar de presente", revela.
A equipe comercial da Grande São Paulo selecionou seis livrarias da região para realizar a ação com promotoras. "Conseguimos os melhores espaços das lojas. Vale salientar que, nesta época do ano, conseguir espaço é motivo de muita comemoração, já que as lojas estão repletas de materiais e editoras divulgando produtos específicos de fim de ano", explica Juliana Casemiro, analista de marketing da Dinap. Além disso, os pontos-de-venda receberam adesivos exclusivos criados pela equipe.
As praças de Salvador (BA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Fortaleza (CE) também destacaram a publicação nos principais pontos-de-venda. De acordo com Ivanei Lima, coordenador comercial da distribuidora de Salvador, uma das livrarias onde foi realizada a ação vendeu quase todo o reparte. "Escolhemos cinco pontos da cidade, de acordo com o perfil do público e o fluxo de pessoas, e fizemos exposição diferenciada com vitrines temáticas durante um mês", conta. A expectativa na praça é que a publicação faça tanto sucesso quanto o Grande Livro de Receitas de Claudia.
Além da ação de promotoras em duas livrarias locais, a distribuidora de Curitiba apostou na exposição dos livros nos pontos-de-venda. "Como é um livro grande, posicionamos com destaque no balcão central e no balcão do caixa, deixando bem visível para os clientes", explica Maurina Rodrigues, responsável pela gestão de promoção e marketing. A mesma idéia foi seguida em Porto Alegre, com vitrines temáticas nas três principais livrarias da cidade. "Esse tipo de ação sempre vale a pena porque divulga a publicação para um público mais específico", afirma Juliana Duzzo, coordenadora de promoções da distribuidora. Ela conta que três exemplares do livro foram abertos, para que as promotoras pudessem mostrar o conteúdo aos leitores. "É um produto de preço alto, e fica difícil o cliente comprar sem saber exatamente o que está levando", acredita.
Promotora divulga livro em Fortaleza (CE)
Ação de divulgação na Grande Rio de Janeiro
Na Grande São Paulo, seis livrarias receberam promotoras para divulgar o lançamento
Porto Alegre (RS) fez ação em três livrarias
Em Salvador (BA), uma das livrarias vendeu quase todo o reparte em apenas dois dias
Em Santos (SP), promotora mostra o conteúdo do livro para leitora
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