
A Dinap realizou na última quinta-feira (13/12) um almoço de confraternização para jornaleiros da
Grande São Paulo (SP). Cerca de 80 convidados estiveram presentes e acompanharam a apresentação dos resultados de 2007 e os planos para o próximo ano. Além de sair informado, cada jornaleiro recebeu o faturamento do seu ponto-de-venda deste ano em comparação a 2006 e um brinde da Dinap e da Editora Abril.
Segundo Ana Vieira, gerente comercial São Paulo, o evento é uma prestação de contas do trabalho realizado e uma preparação para o que vem por aí. "Em 2008, vamos começar a trabalhar cedo. Nossa expectativa é crescer ainda mais", planeja. Neste ano, somente na GSP, o faturamento cresceu mais de 3% e a circulação aumentou 2%. "Crescemos sem interferências externas. Isso porque as editoras investiram em novos lançamentos, nós fizemos um trabalho muito forte de microdistribuição e divulgação e tivemos todo o apoio dos jornaleiros", afirma Ana.

A gerente comercial São Paulo, Ana Vieira, apresentou os resultados de 2007 e os planos para o ano que vem
Em todo o Brasil, os investimentos para lançamentos e ações especiais ultrapassaram os 50 milhões de reais. O resultado é mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos só na GSP. "Neste ano, começamos a recuperar os níveis de vendas. E os jornaleiros estão sendo muito criativos, analisando quais são as necessidades dos clientes", afirma Marco Antonio Ferreira Plata, proprietário da Banca da Esquina. Para ele, cada vez mais há a preocupação em fidelizar os leitores, seja com ações promocionais, distribuição de brindes ou atendimento de qualidade.

O jornaleiro Marco Antonio aposta em ações criativas que atraiam e fidelizem os clientes
RetrospectivaDurante a apresentação, algumas das principais ações foram destacadas, como as promoções de
Casa Claudia e
Arquitetura & Construção, a comemoração dos 40 anos de
Exame, a coleção de
Caras, a edição 2000 de
Veja, a coleção infantil
Letronix e, é claro, o lançamento da
Revista da Semana,
Gloss e
A Grande Cozinha, que marcou a volta da Abril ao segmento de coleções. Além de atrativos para os leitores, os jornaleiros também saíram ganhando com as ações. Foram quatro desafios durante o ano, prêmios de até mil reais e placas para os maiores pontos-de-venda de publicações como
Exame e
Guias Quatro Rodas. No total, cerca de 150 promoções foram realizadas em mais de 2 500 PDVs. "Os títulos participantes tiveram um aumento nas vendas em torno de 25%", afirma Ana.
Os administradores de pontos alternativos Alexandre Pires e Fábio Abate acreditam que os lançamentos e as parcerias foram responsáveis pelas boas vendas em 2007
Quem administra pontos alternativos também pôde sentir os bons momentos de 2007. Para Fábio Abate, os lançamentos foram muito importantes para o crescimento do faturamento. "Outro fator positivo foi a criação de um departamento exclusivo para atender os pontos alternativos", diz. Já Alexandre Pires acrescenta que o trabalho em equipe traz mais rendimento para todos os elos da distribuição e venda de publicações. "Espero que, em 2008, continuem os grandes lançamentos, as parcerias, as promoções e os desafios com metas para os jornaleiros", completa.
A parceria entre editoras, Dinap e jornaleiros rendeu edições que surpreenderam e deixaram 2007 marcado por sucessos. Segundo Ana, "é preciso estar atento às oportunidades do mercado para investir em reparte focado e vender mais." Publicações como
Exame,
Playboy,
Superinteressante,
Pais e Filhos,
L'Officiel e
Speak Up bateram recordes. "A partir do momento que a economia vai bem, nós que trabalhamos com o público sentimos isso. Por ano, cresço em média 15% e a expectativa é crescer ainda mais em 2008", revela João Martinelli, da Super Banca. Um dos segredos para a evolução no crescimento, ele conta, é acreditar no trabalho e não tirar o espaço das revistas no ponto-de-venda. "Se não tiver exposição, não vendemos. E temos que fazer sobrar sempre um espaço para os títulos novos que vão chegando."

Para João Martinelli, 2008 será um "espetáculo de crescimento"
Planos para 2008O próximo ano ainda nem começou, mas já há muito trabalho a ser realizado. Haverá grande investimento para as edições de aniversário de
Saúde,
Nova,
Elle,
Veja, que completará 40 anos, promoções com
Bravo!,
Viagem & Turismo, a continuação das ações realizadas em 2007 com
Exame,
Casa Claudia e
Arquitetura & Construção, a nova coleção de
Caras, campanhas de
Contigo! e
Vip e ainda cinco lançamentos da Abril Coleções. Para a jornaleira Claudia Casale, a expectativa é muito positiva. "Esperamos novas publicações e a manutenção da qualidade das que já estão no mercado para vender sempre mais. Além disso, procuramos realizar ações simples no ponto-de-venda que trazem resultados, como boa exposição, atendimento e até mesmo ampliação do horário de funcionamento", conta.

Os irmãos Claudia e Marco Antônio Casale e o jornaleiro Salvador Neves investiram no atendimento para conquistar clientes e aumentar o faturamento
Quem também está animado com 2008 é Salvador Neves, jornaleiro há mais de 50 anos. "Me empolguei com o que vi na apresentação e vou fazer de tudo para melhorar", revela. Além de manter os jornaleiros atualizados, ele acredita que o almoço de confraternização é muito importante para reunir antigos amigos e trocar experiências. O jornaleiro Marco Antonio concorda e complementa: "Aqui colhemos informações que ajudam a nortear o nosso negócio".
E, para fechar o ano, o recado vem de Ana Vieira, trazendo boas notícias para os jornaleiros. "Preparem-se, porque 2008 será repleto de oportunidades."
Jornaleiros receberam brinde de final de ano e o gráfico de faturamento do ponto-de-venda em relação a 2006