Escola On-Line

Cursos à distância otimizam a capacitação profissional

09/03/2007
Escola On-Line
Cursos à distância otimizam a capacitação profissional
Atualização é a regra de ouro para o profissional que procura manter sua competitividade no mercado, seja na procura por uma colocação ou para cumprir seu papel de gestor. Em um negócio dinâmico e exigente como a distribuição de revistas, o desafio é maior ainda. Como conciliar o tempo necessário para se dedicar aos cursos de capacitação, adquirir novos conhecimentos e melhorar a performance, com as atividades do dia-a-dia? Os cursos de capacitação e especialização à distância podem ser a solução. Hoje, funcionários administrativos ou da área de marketing e promoções podem estudar em sua própria casa ou até mesmo na distribuidora, como explica o diretor científico da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), Professor Waldomiro Loyolla. "Além de socializar a educação, permitindo que o aluno alcance uma formação mesmo sem condições de participar presencialmente das aulas, existem vantagens como flexibilidade de horário, localização e economia de tempo e dinheiro. É comum que as empresas montem grupos de treinamento em salas de reunião, por exemplo."

Embora não seja uma novidade, a formação fora da sala de aula ganhou fôlego na era digital com o e-learning. "Hoje, fala-se muito em educação à distância, em geral comparando-a à educação convencional. Ambas são complementares e, no futuro, a tendência é de que sejam convergentes e uma não exista separadamente da outra. Se o aluno não pode freqüentar as aulas regularmente, não vejo problema em cumprir a carga horária com a ajuda da tecnologia", complementa o Professor Waldomiro. Regina Helena Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Educação à Distância do Senac São Paulo, concorda. "Essa modalidade traz vantagens na qualificação profissional porque utiliza diversos formatos aplicados ao aprendizado, integrando as mídias disponíveis para o aluno a uma sólida proposta pedagógica. Entender a educação à distância como aliada do ensino presencial é o grande desafio, que deve ser encarado como um fato irreversível e de grande contribuição para o sistema educacional do país".

A mediação pode ser feita por meio de TV e vídeo ou DVD, CD-ROM, rádio, correio e, cada vez mais, internet. O Professor Waldomiro lembra, ainda, que existem as chamadas universidades corporativas que aplicam a metodologia à distância também na especialização de profissionais. "Banco do Brasil, Petrobrás, Ambev e Caixa Econômica Federal são ótimos exemplos de educação à distância bem aplicada. A Unilegis, Universidade do Legislativo Brasileiro do Distrito Federal, tem em sua grade de cursos programas à distância focados exclusivamente na capacitação de funcionários das casas legislativas e parlamentares".

O Senac, rede de ensino presente nas maiores capitais do Brasil, traz em seu portfólio cursos não-presenciais que capacitam profissionais das áreas de administração, contabilidade, marketing, gestão e logística, entre outras. Os cursos livres custam a partir de sessenta reais (o preço varia de acordo com a modalidade do curso e a região) e capacitam desde assistentes de recursos humanos e de contabilidade até promotores de vendas. As aulas são ministradas por meio de portais de e-learning, com interface diferente para cada região. O site do Sebrae também é uma forte referência em educação à distância e traz cursos que ensinam como iniciar um pequeno negócio, técnicas de venda, análise e planejamento financeiro e de qualidade. Todos esses são indicados também para jornaleiros que desejam aperfeiçoar seu lado empreendedor. Já no site da ABED, é possível encontrar uma extensa lista de cursos, nas mais diversas áreas de conhecimento. Basta fazer uma busca específica, indicando área ou nível desejado, para refinar a pesquisa.

Clique nos links abaixo para obter maiores informações:

ABED
Senac
Sebrae



Site da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED)

     


« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers