Informações sobre lançamentos, dicas promocionais e ofertas de serviços como chamada de encalhe e pedido de números atrasados. Em algumas praças, operações como essas são realizadas com apenas alguns cliques, pela Internet. A rede tem sido utilizada como aliada na comunicação entre distribuidores e jornaleiros. O gerente da distribuidora de
Londrina (PR), Ademar Manganaro Júnior, explica que "colocar serviços disponíveis no website (
www.dlpl.com.br) foi a solução encontrada para facilitar o dia-a-dia nos pontos-de-venda localizados fora dos limites da cidade, que representam 60% do nosso atendimento".
Em funcionamento desde o ano passado, o site oferece pedidos de números atrasados, checados e encaminhados diariamente; chamadas de encalhe, com link para imagens das capas que serão recolhidas; e está em fase de implantação de uma nova funcionalidade, o
Atendimento On Line. "Este último serviço será um atendimento em tempo real, que funcionará como uma sala de bate-papo para solucionar dúvidas imediatas dos jornaleiros".
O site da Difalcão (
www.grupozildenifalcão.com.br/difalcão.html), de
São Luís (MA), tem à disposição dos visitantes um formulário para solicitação de números atrasados, endereços das bancas afiliadas e da própria distribuidora, além de um link
Fale Conosco, que recebe as mensagens por e-mail. Na página eletrônica da Costanzo (www.costanzo.com.br), de
Bauru (SP), o foco é a comunicação. Lançado há cerca de um ano, o site funciona como difusor das novidades que chegarão às bancas e das promoções em vigor na praça. "Também oferecemos o serviço de números atrasados on line, conferido e encaminhado diariamente. Os pedidos realizados nesse sistema são concluídos em até dez dias, período máximo em que o jornaleiro recebe a publicação solicitada", esclarece Ana Carolina Cayres, responsável pela atualização do conteúdo.
Em
Florianópolis (SC), os jornaleiros que acessam o site da Distribuidora Florianópolis de Publicações (
www.dfp.com.br) encontram informações sobre os últimos lançamentos, utilização e melhor aproveitamento de materiais de ponto-de-venda. Anderson Cleber Moraes, que atualiza semanalmente o site, informa que não há previsão de oferta de serviços. "Os jornaleiros utilizam o link
Fale Conosco, que filtra as mensagens por área e é conferido todos os dias", completa.