Convenção 2006 - Painel de Negócios marca 1º dia do evento

11/05/2006
Convenção 2006 - Painel de Negócios marca 1º dia do evento
No primeiro Painel de Negócios, realizado na manhã do dia 04/05, a vice-presidente comercial do Grupo Abril, Deborah Wright, apresentou aos 25 distribuidores presentes um panorama do mercado de publicações, as ações da Dinap para aumentar suas vendas e a participação de mercado, um comparativo com a concorrência, as principais realizações da rede de distribuidores e as metas para o próximo período.

Confira os destaques da apresentação:

Nos últimos anos o mercado de publicações, em número de exemplares, sofreu uma queda, mas em faturamento cresceu 5%, devido ao aumento no preço de capa das publicações.
Das 5 editoras que mais cresceram, 4 têm publicações distribuídas pela Dinap.
Em comparação com a concorrência, a Dinap tem melhor produtividade, já que trabalhamos com menos editoras e faturamos mais, temos maior participação de mercado e volume de encalhe menor.
Atendemos 60% mais municípios que a concorrência e o dobro de PDVs no grande varejo.
Já implantamos a clusterização no Grande Varejo (revisão do mix loja a loja, níveis diferenciados de serviço, exploração de novos espaços nos supermercados, ações promocionais, entre outros). Com isso, conseguimos aumentar consideravelmente as vendas nesse canal.
O próximo passo é promover a clusterização de PDVs no pequeno varejo, para potencializar e explorar as particularidades de cada grupo de PDVs, com foco no cliente e na rentabilidade.

Metas atingidas

Deborah destacou ainda que a Dinap atingiu a meta de crescimento de faturamento estabelecida para 2005 e ressaltou a boa presença de nossas marcas na mídia, por meio da inserção de glacês, spots e anúncios em mídias locais. Outros pontos positivos foram as 150 mil visitas a PDVs (aumento de 25% em relação a 2004), as 600 trocas de bancas e mais de 1,5 mil reformas em todo o Brasil e a realização de muitas promoções de sucesso pela rede. Entre os aspectos a melhorar estão o treinamento de jornaleiros, que requer um investimento maior em 2006. "Podemos apontar, como tendências para este ano, um crescimento e expansão das livrarias e revistarias e uma atuação da Dinap mais focada nos mercados que apresentam maior potencial. Nossa meta de crescimento em faturamento para este ano é de 7,4%", concluiu ela.

Pesquisa em bancas

Logo depois, Antonio Costa, diretor superintendente da Dinap, apresentou a pesquisa feita com freqüentadores de banca em novembro de 2005, que revelou hábitos de compra, comportamento no ponto-de-venda, preferências durante o ato de comprar uma revista, motivos de "não compra" e o papel do jornaleiro, entre outras conclusões.
Segundo Costa, "os resultados da pesquisa nos ajudaram a confirmar algumas hipóteses e a desmistificar outras. Entendendo melhor como é o comportamento de compra no ponto-de-venda, podemos planejar melhor nossas ações nesse canal e vender mais".

Distribuidores "garimpam ouro" no deserto

Ainda no dia 4, primeiro dia da Convenção, os distribuidores participaram do jogo Gold of the Desert Kings, atividade organizada pela empresa Eagle's Flight no qual o objetivo era atravessar um deserto, garimpar ouro nas montanhas e voltar com o maior número de pepitas de ouro possível. Durante a travessia, que dura mais de 20 dias, os distribuidores, divididos em grupos, tiveram que administrar bem o tempo, os recursos (água, comida, barracas de dormir) e enfrentar imprevistos.
O objetivo do exercício foi estimular o trabalho em equipe, a colaboração e a divisão de tarefas entre os participantes, a administração e utilização racional dos recursos, a adaptação às mudanças e principalmente a ousadia para aproveitar oportunidades. Outro aspecto muito focado foi a importância do planejamento no dia-a-dia dos distribuidores para aproveitar as oportunidades que o mercado de publicações oferece. Paulo Lazarini, distribuidor de Jundiaí (SP) e integrante do grupo que venceu o desafio, aprovou o jogo: "Além de muito divertido, ajudou a gente a colocar em prática esses conceitos, que temos em mente mas nem sempre nos lembramos de aplicar no dia-a-dia".



Deborah Wright fala aos distribuidores

         


« voltar
Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers