Desafio de vendas Saraiva e FNAC

08/08/2013
Desafio de vendas Saraiva e FNAC

Com o objetivo de alavancar as vendas de revistas, fortalecer os títulos distribuídos pela DGB e incentivar cerca de 2000 funcionários das duas maiores redes de livrarias do país, começa essa semana os desafios de venda Operação Revista, que acontece em 11 lojas FNAC, e Confederação Saraiva, que irá contemplar 88 unidades da rede. As duas ações são nacionais e envolvem os títulos EXAME, VEJA e VOCÊ S/A.

Simone Carreira, diretora Comercial da DGB, explica que a iniciativa é bastante estratégica para os negócios da DGB e para os títulos participantes, já que, além do aumento nas vendas, gera fortalecimento da marca e exposição diferenciada nas duas principais redes de livrarias do país. “Nas últimas edições dos desafios, registramos resultados excelentes e, em 2013, ajustamos as mecânicas e as premiações para deixar as equipes ainda mais motivadas. São parcerias relevantes que contribuem diretamente na ampliação do espaço dedicado a revistas nas lojas”, conta.

Eduardo Mendes, gerente Comercial Rede DGB, acrescenta que os dois desafios são interessantes, pois ativam a cadeia como um todo: tanto a equipe de livrarias, como os distribuidores e seus funcionários. “Isso garante maior envolvimento, adesão e, consequentemente, melhor desempenho dos participantes. Recebemos feedback bastante positivo de muitos distribuidores e isso é um ótimo termômetro”.

Confederação Saraiva

Para o lançamento do desafio Confederação Saraiva, que já está em seu quarto ano, foram realizados eventos em São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que concentram um total de 44 lojas da rede. Os encontros contaram com a presença de gerentes, assistentes, vendedores e promotores da rede de livrarias, que puderam conhecer a mecânica, as metas e prêmios do desafio, que teve início no dia 1º de agosto. Para garantir que os melhores resultados sejam alcançados, cada loja recebeu uma meta específica de acordo com seu perfil (bairro, público, fluxo de pessoas, etc).

Regina Marcondes, gestora de Revistas da Saraiva, conta que esse é um desafio muito esperado pelos funcionários da rede e que irá auxiliar no aumento de vendas e na união das equipes para alcançar o grande prêmio. “Todos estão muito focados nos objetivos da campanha para ganhar as premiações e, com isso, estaremos colocando em prática o exercício de fazer um bom atendimento, pensar em estratégias para exposição, valorizar o produto, realizar os processos com mais assertividade, enfim, diversas ações que contaram para o crescimento da loja e de toda a rede no segmento de revistas.”

A filial de Osasco, que participou do lançamento em São Paulo, já definiu algumas estratégias de venda e exposição para começar o desafio com o pé direito. “Nós temos um controle mensal dos títulos que crescem e caem em vendas em toda a loja e esse acompanhamento, com certeza, será uma estratégia muito importante para alcançarmos os prêmios do desafio. Estamos preparados para ganhar”, afirma Erick Ferreira, vendedor responsável pelo setor de periódicos.

Na Saraiva do Shopping Morumbi, a equipe também está muito animada e preparada para largar na frente das outras lojas. “Nós já demos início a uma série de ações que irão contribuir diretamente no aumento de vendas dentro da livraria. Exposição, atendimento, vendas no caixa... tudo está sendo considerado! A partir de agora é preciso focar no objetivo e nas metas para motivar a equipe e alcançar os prêmios”, destaca Felipe Silva, gerente da loja.

Na rede, desafios geram expectativa positiva

Leandro Ayres, responsável pela área comercial da distribuidora de Porto Alegre, está com a agenda cheia: ao todo, ele e sua equipe visitaram quatro lojas da Saraiva e uma da FNAC na cidade para apresentar os desafios, tirar dúvidas da equipe e sugerir estratégias de venda. “Estão todos, funcionários e gerentes, muito empolgados, especialmente por causa da premiação. Conseguimos negociar ações especiais, como abertura de pontos extras para as revistas dentro das livrarias e, em muitas delas, os clientes encontrarão revistas no mesmo local em os livros. Também disponibilizamos seis displays extras para as lojas a fim de garantir que a exposição seja realmente destacada”, adianta Leandro, que espera um aumento de 30% a 40% nas vendas após o início do desafio. “Logo após a reunião, vi uma das funcionárias da Saraiva correndo para a área de revista para ajustar exposição e isso nos deixou ainda mais motivados em fazer o melhor nos desafios de livraria”, completou Leandro.

Na Saraiva Praia de Belas, em Porto Alegre, o gerente de loja Rafael da Silva Pereira, já está colocando em prática diversas ações para alavancar a venda das revistas participantes do desafio. “Os funcionários estão mobilizados, a premiação é muito boa e, como já ganhamos em outros anos, sabemos que é um desafio factível. Até o final do desafio, os títulos patrocinadores estarão em todos os cantos da loja”, conta. 

Assistente comercial de Porto Alegre, Luciana Angelo também está otimista. “Gosto muito de participar de desafios como estes. Na verdade, esperamos o ano todo por eles. A equipe fica envolvida e temos a oportunidade de pensar uma forma diferente em alavancar as vendas nas livrarias”, revela.

No Rio de Janeiro, as equipes das lojas FNAC também estão animadas com o desafio e a expectativa de bater as metas são grandes. “Estamos confiante nos resultados e já estamos trabalhando forte e realizando diversos ações para aumentarmos as vendas das revistas. O desafio apresentou metas totalmente de acordo com a realidade da loja e a possibilidade de trabalhar a exposição das revistas de forma qualitativa permitirá usarmos ainda mais a criatividade nas estratégias. Além disso, faremos um acompanhamento total dos resultados a cada mês”, explica Emerson Ferreira, gerente da loja FNAC BarraShopping.




« voltar

Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers