Novas Revistecas no Instituto da Criança

30/07/2013
Novas Revistecas no Instituto da Criança

Presente em mais de 800 instituições em todo o Brasil - entre escolas públicas, hospitais e ONGs -, o projeto Revisteca, biblioteca de revistas da Dinap, distribuidora de publicações do grupo Abril, acaba de chegar ao Instituto da Criança (ICr), centro avançado de tratamento infantil do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC - FMUSP). 

O espaço, que recebe cerca de 6.500 crianças em seu ambulatório, já conta, desde a última semana, com quatro unidades das bibliotecas, dispostas em locais de espera e com grande fluxo de crianças e pais. O objetivo da iniciativa é estimular o hábito de leitura e oferecer uma atividade cultural aos pacientes que aguardam o atendimento. 

Tainá Armelei, responsável pelo projeto Revisteca na Dinap, explica que incentivar a leitura e oferecer cultura e informação é uma das prioridades das Revistecas, já que muitos jovens e crianças não têm condições de fazê-lo sem o estimulo do Projeto. “A leitura desenvolve o senso crítico das pessoas, ajuda na compreensão da sociedade em que vivem e auxilia no desenvolvimento delas como cidadãos. É um Projeto de muito sucesso e poder oferecer essa ajuda às crianças do ICr nos deixou muito animados”, conta. 

Nos quatro displays de revistas dispostos no hospital, os pacientes podem escolher entre uma grande variedade de títulos da Editora Abril, que vão desde as revistas semanais de informação, de celebridade ou publicações infantis. Além de incentivar os hábitos de leitura, no Instituto da Criança, as Revistecas já estão trazendo outros benefícios, conta Maria de Fátima Silva, responsável pela área no ICr. “As revistas estão deixando pais e filhos em tratamento mais relaxados antes de exames mais difíceis, como coleta de sangue, tomo, etc. E isso é muito útil. É uma grande ajuda para os pais e para os profissionais do hospital, já que as crianças estão visivelmente mais tranquilas”. 



Jaqueline Aparecida de Lara, coordenadora de Humanização do Instituto, revela ainda que as revistas ajudam a amenizar o tempo de espera. “Recebemos um número alto de pacientes com doenças graves e, em muitos casos, a espera pelo atendimento acaba se estendendo um pouco além do previsto. A leitura distrai, ensina e torna a espera mais tranquila”. 

Sobre o Instituto da Criança

O Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo atende pacientes de todo o Brasil e América Latina, de 0 a 19 anos, em 21 especialidades médicas. Inaugurado em 1976, o hospital foi preparado para atender doenças de alta complexidade como síndromes raras, câncer, AIDS, além de realizar transplantes de fígado (inclusive inter vivos) e de medula óssea.

O Instituto da Criança possui o Serviço de Diagnóstico por Imagem (SDI) com estrutura para oferecer atenção especializada às necessidades da criança e do adolescente. Além do Sistema Único de Saúde (SUS), o ICr recebe pacientes da Assistência Médica Suplementar em todas as especialidades, incluindo assistência ambulatorial, internação clínica e cirúrgica.




« voltar

Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers