Futuro promissor para a venda de revistas

23/05/2013
Futuro promissor para a venda de revistas

O difícil acesso à educação pública de qualidade aliado ao baixo poder aquisitivo de grande parte da população do Brasil tornou os hábitos de leitura escassos no país. A compra de uma revista, muitas vezes, compete com o orçamento destinado a alimentação ou outros itens prioritários para uma família, fazendo com que o investimento nesse tipo de produto acabe sendo deixado de lado. Nesse cenário, o projeto Vale-Cultura, sancionado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012, promete movimentar cerca de R$ 11,3 bilhões no setor de cultura e dar fôlego novo ao mercado de revistas avulsas. 

Novo benefício que passa a ser oferecido aos trabalhadores brasileiros a partir de julho deste ano, o Vale-Cultura tem como objetivo resgatar e incentivar o acesso às atividades culturais por profissionais que ganham até cinco salários mínimos. Cada profissional ganhará um cartão magnético com o valor mensal total de R$ 50,00, que poderá ser utilizado em atividades culturais, como teatro, cinema e compra de livros e revistas, sendo os dois últimos incluídos depois do início do projeto, em proposta encabeçada pela Associação Nacional de Revistas (ANER). 

Bruno Tortorello, diretor Comercial de Avulsas DGB, explica que a capilaridade da rede de distribuição de revistas, que contempla cerca de 2 600 cidades em todo o Brasil, associada aos preços populares das publicações e à variedade de títulos disponíveis no mercado, permitirão que o benefício do Vale-Cultura seja usufruído mesmo em cidades que ainda não dispõem de um cinema ou teatro, mas que contam com uma banca ou revistaria. 

“Esse é um grande movimento para o setor e estamos nos preparando para que esses resultados tenham um impacto real no mercado de publicações. Se conseguirmos trazer para as bancas, ao menos, 10% do montante total de compras realizadas com o Vale-Cultura, já teremos um aumento superior a 10% nas vendas de revistas em todo o país”, sinaliza Bruno. 

DGB apresenta esforços para otimizar resultados do Vale-Cultura 

Simone Carreira, diretora Comercial Rede, revela que a DGB está acompanhando de perto cada etapa do projeto, desde seu lançamento até a participação em reuniões e encontros estratégicos com editores, distribuidores, empresários e associações do setor. 

Enquanto aguardam a publicação do regulamentação do Vale-Cultura, Simone explica que os esforços estão concentrados na negociação com as empresas responsáveis pela administração e credenciamento de estabelecimentos para o Vale-Cultura. 

Em paralelo, a DGB está negociando com a ANER e os editores a melhor forma de divulgar e estimular a utilização do benefício para a compra de revistas. “Iremos preparar uma grande campanha com o objetivo de sinalizar os pontos credenciados e levar os leitores até as bancas.”
 
Credenciamento Vale-Cultura: PDVs deverão ter um CNPJ
 
Como o projeto contempla também a compra de revistas, as bancas de todo o Brasil poderão se credenciar e receber clientes que dispõem do benefício. No entanto, o mercado de publicações está atento a uma questão que poderá ser um obstáculo à chegada das maquinetas a esses pontos: a obrigatoriedade, por lei, do CNPJ no credenciamento dos estabelecimentos. Ou seja, jornaleiros que hoje atuam como Pessoa Física não poderão trabalhar com o Vale-Cultura.
 
Para entender a situação das bancas do Brasil, a DGB está lançando uma pesquisa para todos os distribuidores. “Sabemos que grande parte ainda opera como Pessoa Física e queremos avaliar os esforços que precisarão ser feitos para estimular que cada vez mais jornaleiros operem como Pessoa Jurídica. Mesmo assim, estamos muito otimistas com as inúmeras possibilidades do Vale-Cultura à medida que o lançamento oficial do benefício se aproxima”, comemora Simone. 

Pesquisa Vale-Cultura
 
A DGB quer saber quantas bancas de jornais e revistarias atendidos pela sua praça já atuam com CNPJ. 


 
Acesse as notícias oficiais sobre o Vale-Cultura:
 
http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/iniciativas/vale-cultura 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12761.htm




« voltar

Últimas Notícias




© – Dinap | Todos os direitos reservados
Contato | Anuncie | Trabalhe Conosco | Newsletter

Desenvolvido por: Webkeepers