Os vencedores revelam as estratégias

13/05/2013
Os vencedores revelam as estratégias

Muitos times entraram em campo, mas apenas quatro conquistaram, com muita raça, suor e criatividade, o superprêmio trimestral do Confederação DGB, desafio anual de vendas da Diretoria Comercial Rede, que começou em janeiro e vai até dezembro de 2013. Nessa matéria, as praças vitoriosas de cada grupo (Goiânia, Pelotas, Pouso Alegre e Piracicaba) contam alguns de seus segredos para alavancar as vendas. 

Com o primeiro lugar do Grupo 3, Carlos Eduardo Traetta, da distribuidora de Pouso Alegre (MG), tem certeza de que está no caminho certo. “Acreditamos que o trabalho realizado no dia a dia é o mais importante para se conquistar os melhores resultados. A boa e incessante análise de microdistribuição, a agilidade nos lançamentos nos diversos canais e atendimento eficiente às solicitações dos jornaleiros quanto a reparte, suplementar e readequação de mix impactam diretamente nas vendas”, revela Carlos. 

Na distribuidora de Goiânia (GO), que levou o primeiro lugar do Grupo 1, Beto Braga reforça que a atenção aos pontos de venda, revisão da microdistribuição e envolvimento da equipe também foram estratégias vencedoras. “Estamos sempre de olho nos detalhes e sabemos que, de cada revista vendida, em cada ponto de venda, saiu um pedaço desse resultado total.” 

Já Nelson Pereira, da distribuidora de Pelotas (RS), comemora a vitória no Grupo 2 no mesmo ano em que o novo prédio da distribuidora foi inaugurado. “Estamos muito felizes que o trabalho da nossa equipe esta gerando resultado; fazer parte dos vencedores nos motiva ainda mais.” E, para estar entre os vencedores, o conselho do Nelson, apesar de simples, pode fazer toda a diferença: “É preciso trabalhar muito, todos os dias!”. 

Simone Carreira, diretora Comercial Rede, reforça que o desafio tem como objetivo criar novas oportunidades para a venda de revistas, estimulando que cada distribuidor reúna e incentive suas equipes a pensar de uma forma diferente. “E esses distribuidores realmente montaram estratégias consistentes, apostaram em novas ideias e, principalmente, fizeram um bom acompanhamento dos resultados. Todo esse empenho foi revelado ao final do 1º TRI”. 

Equipe engajada = melhores resultados 

E, para garantir o envolvimento da equipe no Confederação DGB, o segredo é manter o time engajado diariamente, e não apenas em situações específicas, como um desafio, sugere Carlos. “O foco nas metas e no trabalho bem feito e o acompanhamento dos resultados fazem diferença na performance da equipe”, acrescenta Carlos. 

Em Goiânia, uma reunião envolvendo assistente Comercial, promotor de Vendas, analistas de Microdistribuição e outros profissionais que lidam diretamente com o jornaleiro foi realizada, por iniciativa do distribuidor, logo no início do Confederação DGB. O objetivo foi apresentar a mecânica e consolidar a melhor estratégia para chegar aos resultados. “Todos ficaram animados e contribuíram com sugestões para definirmos as melhores práticas a serem realizadas durante o desafio. Ao longo do trimestre, fizemos avaliações rápidas destas iniciativas para checar se precisávamos de alguma correção na rota”, revela Beto. 

Uma outra estratégia também promete garantir bons resultados nas próximas rodadas, dessa vez para a praça de Pelotas. “Passamos colaboradores internos, que atuavam no manuseio, para trabalhar no campo, direto com os pontos de venda”, ressalta Nelson. 

E para ficar mais próximo do grande prêmio final, que será divulgado em dezembro, Eduardo Mendes, gerente Comercial Rede, ressalta, ainda, o fato da premiação não estar só vinculada ao melhor resultado de vendas, mas também à participação e ao envolvimento da distribuidora. “A cada etapa, o envio de relatórios com ações diferenciadas e a abertura de novos pontos, por exemplo, podem render uma boa pontuação para a distribuidora. Por isso, o envolvimento das equipes é fundamental e a premiação está ao alcance de todos os participantes”, conta. 

As estratégias dos vencedores 

Dia a dia: Não deixe para tentar acumular pontos de última hora. O que mais conta, para os resultados, é o trabalho do dia a dia.
 
Abertura de PDVs: Fique atento às oportunidades da sua região e envolva sua equipe comercial também na prospecção de novos pontos de venda. 

Estratégia: Fale com seus funcionários e crie discussões sobre como alcançar os melhores resultados. Eles poderão dar ideias diferentes da que você pensou, e que farão toda a diferença nos resultados. 

Microdistribuição: Revise com frequência o mix dos pontos atendidos pela sua distribuidora e você perceberá um impacto direto nas vendas. 

Jornaleiros: Seja ágil no atendimento das demandas dos jornaleiros e demais pontos. Solicitações de reparte, suplementar e readequação de mix devem entrar nas prioridades da distribuidora.
 
Confira os artilheiros do 1º TRI
 
Grupo 1 – Goiânia
Grupo 2 – Pelotas
Grupo 3 – Pouso Alegre
Grupo 4 - Piracicaba 

Relembre a mecânica e prepare-se para suar a camisa! 

O Confederação DGB vai de janeiro a dezembro de 2013 e, para ser premiado, basta acumular pontos abrindo novos pontos de vendas, batendo as metas de faturamento e enviando mensalmente os relatórios destacando as ações da sua distribuidora. Os melhores de cada grupo também ganham pontuação extra a cada rodada. Confira abaixo como você poderá faturar 100, 500, 2 mil ou mesmo 100 mil pontos!

Para ganhar 100 pontos a cada mês

- Envie relatórios com ações de microdistribuição que tiveram bom desempenho

- Envie relatórios com ações promocionais do Grande Varejo

- Envie relatórios com ações promocionais do Pequeno Varejo

Para ganhar 500 pontos a cada trimestre

-A cada trimestre, as três melhores ações promocionais do Grande Varejo e Pequeno Varejo e estratégias de microdistribuição de cada grupo ganham 500 pontos extra

Para ganhar 2 mil pontos a cada trimestre

- Bata a meta trimestral de abertura de PDVs no Pequeno Varejo

Para ganhar 100 mil pontos ao final do desafio

- Bater a meta de faturamento anual da sua distribuidora

Prêmio final

O distribuidor que bater sua meta e tiver a maior pontuação será o grande vencedor do Confederação DGB e ganhará uma quantia em dinheiro para dividir com a equipe e um superprêmio para você curtir com um acompanhante: passaporte para um evento incrível que acontecerá em 2014 no Brasil!

Envie suas dúvidas e relatórios mensais do Confederação DGB para: desafioconfederacao@dgb.com.br




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